Associação São Martinho realiza atividades sociais e culturais gratuitas no mês da Consciência Negra

0
308

Atuando na causa da infância e juventude na cidade do Rio de Janeiro, a Associação Beneficente São Martinho completou, no último dia 11 de novembro, 39 anos de inúmeras atividades sociais destinadas às pessoas em situação de vulnerabilidade social. Em comemoração a um trabalho que resiste por muitas mãos, uma missa foi realizada na Igreja Nossa Senhora do Carmo da Lapa do Desterro e uma intensa programação direcionada ao mês da Consciência Negra está sendo realizada para atender ainda mais o público. No último dia 23, na unidade Centro, um evento cultural foi oferecido com oficinas de grafite, turbante e poesia, além de apresentações de capoeira, maculelê e contação de histórias. 

Já para o próximo dia 30 de novembro, quinta-feira, é a vez da unidade de Vicente de Carvalho realizar uma série de ações culturais e sociais ao longo do dia. A partir das 9h, o público vai poder acessar aos serviços do CRAS, que tem como objetivo prevenir a ocorrência  de situação de vulnerabilidade e riscos sociais nos territórios; da Clínica da Família, com atendimentos básicos à população; e da Fundação Leão XIII, com os projetos de assistência do social do Governo do Estado. Além disso, haverá o Momento da Beleza, com colocação de cílios, trancistas, massagem relaxante e design de sobrancelhas.

Na parte da tarde, as atividades culturais movimentam a unidade com o grupo de percussão “Apontando para o Futuro”, da Fundação CESGRANRIO, que faz um resgate do ritmo negro através dos tambores; apresentações de Capoeira, Samba de Roda, Jongo e Maculelê pelas famílias que participam das oficinas de canto da São Martinho; uma apresentação musical em homenagem à Cartola; e muito samba no pé com a participação da escola de samba mirim Filhos da Águia, da Portela.

O evento, que acontece há dez anos, é promovido pela ONG envolvendo os talentos de crianças e adolescentes de 7 a 17 anos, além de famílias assistidas pela instituição. Aberto a todo público e com entrada franca a toda população, a unidade está localizada na Rua Soldado Bernardino da Silva, 144, Vila Kosmos. Mais informações podem ser adquiridas no telefone: (21) 2481-4619. 

Confira a programação completa:


9h – Abertura

9:15 às 12h – Serviços:

– CRAS

– Clínica da Família

– Fundação Leão XIII

– Momento da Beleza: colocação de cílios, trancistas, massagem relaxante e design de sobrancelhas

 

13h às 16h – Atividades Culturais:

13h – 13:30 – Musicalidade (cantando Cartola)

13:30 14:30 – Capoeira, Samba de Roda, Jongo e Maculelê

14:30 – 15h – Apresentação de percussão com “Apontando para o Futuro”

15h – 16h – Apresentação da Escola de Samba Mirim Filhos da Águia


Sobre a Associação Beneficente São Martinho


Criada por um grupo de educadores voluntários em 1984, a Associação São Martinho possui atualmente duas unidades e atende 2.000 crianças, jovens e famílias que vivem em situação de vulnerabilidade social.

O objetivo é contribuir para democratizar o acesso aos direitos fundamentais que o Estatuto da Criança e do Adolescente garante, com a finalidade de pleno desenvolvimento da cidadania, em busca do combate à exclusão social a partir de práticas esportivas, lazer, cultural, educação e da promoção e fortalecimento da convivência familiar e comunitária. 

Sendo integrante da Rede de Assistência Carmelitana, é mantida por meio de doações e acredita na construção de uma sociedade mais justa, respeitosa, igualitária e acolhedora. Com prêmios, matérias e reportagens na imprensa, e a visita de personalidades internacionais, a São Martinho possui o reconhecimento de um trabalho sério e comprometido com a transformação de vidas e o combate à desigualdade social.

 

Serviço:

Ação Social e Cultural da Associação São Martinho

Data: 30 de novembro

Local: Associação São Martinho – Unidade Vicente de Carvalho

Endereço: Rua Soldado Bernardino da Silva, 144, Vila Kosmos – Rio de Janeiro

Contato: (21) 2481-4619

Entrada franca