Desfiles de carnaval do CCBB Bloco, organizado pelo CCBB Educativo – Lugares de Culturas, começam nesta quinta-feira, dia 8

0
101

Nesta quinta-feira, dia 8, estreia no Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro o CCBB Bloco, com animada programação de carnaval. Serão cinco desfiles com muito samba, maracatu, afoxé e frevo. Organizados e produzidos inteiramente pela equipe do CCBB Educativo – Lugares de Culturas, os desfiles acontecerão sempre às 13h. Além da quinta, dia 8, haverá na sexta-feira, dias 9; quarta-feira, 14; quinta-feira, 15 e sexta-feira, 16 de fevereiro. A atividade gratuita acontece no Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro (Rua Primeiro de Março, 66).

Além do carnaval, segue a programação regular e nos sábados, dias 10 e 24 de fevereiro, às 13 horas, o destaque é a atividade a Hora do Conto – Patrimônio Histórias de Memórias, que apresenta histórias da cultura popular e da literatura universal. Os educadores que as apresentam, por vezes, são acompanhados de instrumentos musicais e bonecos. A proposta é viver experiências a partir da ficção, já que as histórias são capazes de nos levar para lugares distantes, para conhecer outras culturas e visões de mundo.

As visitas mediadas à exposição Década dos Oceanos — I Mostra Nacional de Criptoarte acontecem às segundas e quintas às 11h, 16h e 18h; às quarta e sextas, às 11h e 16h; nos sábados e domingos às 10h e 18h. O evento propõe um espaço para o debate sobre as novas fronteiras da arte contemporânea e apresenta a primeira geração brasileira de artistas digitais que usam a plataforma blockchain para validação da sua produção.

De acordo com os organizadores, a experiência imersiva reúne criatividade, sustentabilidade e inovação. É uma atividade que se alinha com a iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU) para Educação, Ciência e Cultura (Unesco) em favor dos oceanos. Deste modo, promove reflexões sobre o mundo contemporâneo e o futuro em um planeta ecossistêmico, interdependente, hiper conectado e altamente tecnológico, porém com grandes desafios de coexistência e sustentabilidade.

Já a Visita Teatralizada é uma atividade que interage com o público, convidado a passear e conhecer as instalações do prédio inaugurado no centro da cidade em 1906, como sede da Associação Comercial do Rio de Janeiro, em que hoje está instalado o CCBB RJ. Os atores se apresentam vestidos com figurinos de época para contar a história. Os detalhes artísticos e arquitetônicos da construção são apresentados aos visitantes, que percorrerão o prédio adquirido pelo Banco do Brasil para ser sua sede na década de 1920. Em 1960, o edifício passou a ser a Agência Centro e, posteriormente, a Agência Primeiro de Março. A visita conta com intérprete de Libras e ocorre todas as sextas, às 13h.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA DO CCBB EDUCATIVO – Lugares de Culturas

SEGUNDA QUINZENA DE FEVEREIRO 2024

TODAS AS ATIVIDADES SÃO GRATUITAS

Visitas Mediadas
Visitas Mediadas – Criptoarte- Década dos Oceanos

 

 

 

Segundas e Quintas: 11h, 16h e 18h

Quartas e

Sextas: 11h e 16h

Sábados e Domingos: 10h e 18h

Visitas mediadas em Libras*

 

Segundas, quartas e quintas, sextas e sábados: 13h e 16h
Visitas Mediadas cognitivas* Domingos: 8h – *mediante agendamento
Visitas Agendadas*

 

 

 

 

Segundas, quartas, quintas: 9h30, 10h,14h,15h e 18h

Sextas: 9h30, 10h, 18h

Sábados e domingos: 9h30

Visita Teatralizada Sextas: 13h

 

Caminhos da Memória – Patrimônio

 

 

Segundas e quintas: 12h

Quartas e sextas: 12h e 18h

*Retirada de ingresso no site www.bb.com.br/cultura ou na bilheteria do CCBB Rio uma hora antes.

Campos de Arte – MOBILIÁRIO CRIPTOARTE

 

Segundas, quartas e quintas: 11h às 18h Sextas: 11h às 13h e 15h às 18h

Sábados e Domingos: 12h e 16h

Térreo do CCBB Rio

*O agendamento das visitas mediadas para grupos de escolas, para pessoas com deficiência cognitiva ou intelectual e com interpretação em Libras deve ser feito pelo e-mail [email protected].

Ateliê Aberto
Local: Sala do Programa Educativo- Lugares de Culturas – 1º andar

Não é necessário retirar ingresso

Livro Vivo

 

Sábados, domingos e feriados: 15h
Laboratório de Artes Sábados, domingos e feriados: 12h e 16h
 Hora do Conto Sábados, domingos e feriados: 13h
Hora do Conto – Histórias de Memórias 10 e 24 de fevereiro, 13h
Hora do Conto “Contação de história para gente grande” (acima de 12 anos) Sábados, domingos e feriados: 17h
Pequeníssimas mãos  

Domingos: 14h

Pequenas Mãos  

Sábados e feriados: 14h

Pequenos Exploradores Sábados: 11h
Data Comemorativa – Carnaval
CCBB Bloco Quinta –  8 de fevereiro:13h

Sexta –    9 de fevereiro:13 h

Quarta-  14 de fevereiro: 13h

Quinta – 15 de fevereiro: 13h

Sexta –  16 de fevereiro: 13h

Para saber os dias e horários de todas as atividades, consulte o site https://ccbb.com.br/rio-de-janeiro/ccbb-educativo

 

Sobre o Programa CCBB Educativo – Lugares de Culturas

O CCBB Educativo – Lugares de Culturas parte do princípio da ocupação. Mais que um espaço, é um Lugar. Para além da cultura hegemônica reconhece a cultura popular como legítima. Tem como proposta um Programa Educativo que proporciona o acesso estético, artístico e cultural à programação do Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro para todos os públicos. Para tanto, constrói um espaço de criação, troca e discussão para produção de conhecimento crítico, alinhado com a democracia, pluralidade de ideias e valores do CCBB.

O Lugares de Culturas é realizado pela Sapoti Projetos Culturais e oferece Visitas Mediadas, Laboratório de Artes, contação de histórias, mediação de leitura, vivências para crianças pequenas, encontro com professores e eventos em datas comemorativas. As atividades oferecidas são voltadas para todos os públicos, inteiramente gratuitas em um programa contínuo de arte-educação patrocinado pelo Banco do Brasil, que desenvolve ações educativas para aproximar o público da programação em cartaz.

SOBRE O CCBB RJ

Inaugurado em 12 de outubro de 1989, o CCBB está instalado em um edifício histórico, projetado pelo arquiteto do Império, Francisco Joaquim Bethencourt da Silva. Marco da revitalização do centro histórico do Rio de Janeiro, o Centro Cultural mantém uma programação plural, regular e acessível, nas áreas de artes visuais, artes cênicas, cinema, música e pensamento. Em 34 anos de atuação, foram mais de 2.500 projetos oferecidos aos mais de 50 milhões de visitantes. Desde 2011, o CCBB incluiu o Brasil no ranking anual do jornal britânico The Art Newspaper, projetando o Rio de Janeiro entre as cidades com as mostras de arte mais visitadas do mundo. O prédio dispõe de 3 teatros, 2 salas de cinema, cerca de 2 mil metros quadrados de espaços expositivos, auditórios, salas multiuso e biblioteca com mais de 200 mil exemplares. Os visitantes contam ainda com restaurantes, cafeterias e loja, serviços com descontos exclusivos para clientes Banco do Brasil. O Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro funciona de quarta a segunda, das 9h às 20h, e fecha às terças-feiras. Aos domingos, das 8h às 9h, o prédio e as exposições abrem em horário de atendimento exclusivo para visitação de pessoas com deficiências intelectuais e/ou mentais e seus acompanhantes.

 

Serviço 

CCBB Educativo – Lugares de Cultura
Local: Centro Cultural Banco do Brasil – 1º andar
Endereço: Rua Primeiro de Março, 66 – Centro – Rio de Janeiro (RJ)
Telefone: (21) 3808-2070
E-mail: [email protected]
Ingresso: Entrada gratuita
Classificação indicativa: Livre
Mais informações em bb.com.br/cultura
Siga o CCBB nas redes sociais:
twitter.com/ccbb_rj | facebook.com/ccbb.rj | instagram.com/ccbbrj

Funcionamento do CCBB durante o Carnaval

 Sábado (10.02), 9h às 20h

 Domingo (11.02), 9h às 18h

 Segunda (12.02), fechado

 Terça (13.02), fechado

 Quarta (14.02), 12h às 20h