Centenário da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ

0
1541

Nesta segunda-feira (7/09), a UFRJ comemora seu primeiro centenário. São 100 anos da maior universidade federal do Brasil, que vem se consolidando como um centro de referência em pesquisa e inovação. Atualmente, a UFRJ possui 176 cursos de graduação, 130 cursos de mestrados acadêmico e profissional, 94 cursos de doutorado, 1.456 laboratórios, 45 bibliotecas,13 museus e 9 unidades de saúde.

Para celebrar a data, a Universidade realizará dois dias de intensa programação virtual, em respeito às regras de isolamento social impostas pela pandemia da COVID-19. No dia 7 de setembro, haverá a participação de estudantes na abertura, apresentação da orquestra sinfônica da UFRJ, além de solenidade com autoridades. Na mesma data, haverá ainda a exibição do documentário A centenária, produzido pela equipe da Universidade especialmente para a comemoração.

Já o dia 8/9 será marcado pela presença acadêmica. Os centros de pesquisa e as decanias da UFRJ organizarão debates ao longo de todo o dia sobre variados temas de interesse da sociedade. Haverá também uma homenagem ao sambista Noca da Portela e à presidente da Fiocruz, Nísia Trindade. Os dois receberão, em data programada, os títulos de doutor honoris causa e professora honoris causa, respectivamente.

As atividades serão abertas ao público e transmitidas ao vivo através do canal do Fórum de Ciência e Cultura (FCC) da UFRJ no YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=YbJxzbg93OY&feature=youtu.be). Não é necessário realizar inscrição.

Confira a programação completa.