Sesc Tijuca reúne especialistas para debater alternativas saborosas no combate ao desperdício de alimentos

0
416

O Sesc RJ celebra na terça-feira (18/6), a partir das 10h, o Dia Mundial da Gastronomia Sustentável, reunindo na unidade da Tijuca especialistas no assunto para a troca de experiências sobre a importância da sustentabilidade na gastronomia e os seus benefícios ambientais e econômicos.

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que aproximadamente 30% dos alimentos produzidos no país são perdidos, o equivalente a cerca de 46 milhões de toneladas anuais. Os dados colocam o Brasil na 10ª posição no ranking de desperdício de alimentos da Organização das Nações Unidas (ONU).

Além das rodas de conversas, o Sesc Mesa Brasil – programa de combate à fome e ao desperdício da instituição – lançará um livro com receitas exclusivas, que misturam sustentabilidade e sabor. Os pratos estão no cardápio de instituições socioassistenciais atendidas pelo programa no estado do Rio e são elaborados utilizando o conceito de aproveitamento integral dos alimentos.

A programação do “Dia da Gastronomia Sustentável – Pensando Dentro e Fora da Casca”, do Sesc Tijuca, começa às 10h. Participam da roda de conversa Adriana Leal, nutricionista voluntária da ONG Gastromotiva; Luciana Bittencourt, docente de Nutrição e gastronomia do Senac RJ; e a chef Neide Marco e a nutricionista Carla Concheta Coratini Mantuano, ambas do Mesa Brasil Sesc RJ.

Após os debates, acontece o lançamento do livro do Mesa Brasil, e os participantes poderão degustar receitas como salada verde, risoto de entrecascas de melancia, bolo de abobrinha, pé de moleque, sucos de repolho roxo e maracujá e inhame com limão.


Dia Mundial da Gastronomia Sustentável

O Dia Mundial da Gastronomia Sustentável – 18 de junho – é uma data proclamada pela Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO) com o objetivo de promover a segurança alimentar na nutrição, na conservação da biodiversidade e na promoção de sistemas alimentares saudáveis e ecologicamente sustentáveis.


SERVIÇO

Dia da Gastronomia Sustentável – Pensando Dentro e Fora da Casca (Dia Mundial da Gastronomia Sustentável)
18/06/2024 (terça-feira) – 10h às 13h
Sesc Tijuca: Rua Barão de Mesquita, 539 – Rio de Janeiro
Entrada gratuita
Sujeito a lotação

– Programação\:

10h – Boas-vindas
10h15 – Abertura
10h30 – Roda de conversa
Adriana Leal (nutricionista da ONG Gastromotiva)
Neide Marco (chef do Sesc Mesa Brasil RJ)
Luciana Bittencourt (Docente do Senac RJ)
Carla Concheta Coratini Mantuano (nutricionista do Sesc Mesa Brasil RJ)
11h30 – Espaço para perguntas
12h – Lançamento do livro
12h30 – Brunch (salada verde, risoto de entrecascas de melancia, bolo de abobrinha, pé de moleque, sucos de repolho roxo e maracujá e inhame com limão)
13h – Encerramento