Ciclo de Leituras Teatrais estreia com Paula Braun, Mateus Solano e convidados no Espaço Tápias

0
524

Sob curadoria artística de Paula Braun, o Ciclo de Leituras do Espaço Tápias inicia os trabalhos no dia 28 de março (terça-feira), às 20h, com a leitura do texto “Anti- Nelson Rodrigues”. O evento contará sempre com um convidado especial e vai até junho, na última terça-feira de cada mês, no Espaço Tápias, na Barra da Tijuca, com entrada gratuita. Para a estreia, a própria Paula Braun vai ler o texto juntamente com os convidados Mateus Solano, Igor Fernandes, Mika Makino, Fernando Melvin e Marcelo Cavalcanti, brindando a abertura do projeto.

O Ciclo de Leituras Teatrais do Espaço Tápias começou em uma conversa com uma das diretoras do Espaço, Flávia Tápias, com o intuito de ampliar o leque de atividades artísticas ligadas às artes cênicas dentro do bairro da Barra da Tijuca e adjacências.

– “Junto da Flávia, falei de como era bacana o Espaço e ter esta atividade e que seria interessante atores e pessoas de teatro conhecerem mais um local que abre portas para arte na cidade, dessa vez na Barra, que acolhe tão bem projetos e peças, além da dança. O estudo de textos e a diversidade das leituras é muito bom de acompanhar para quem quer seguir a carreira de ator/atriz e também ao público que se aproxima desse universo nesse pós-pandemia e retomada das artes nesse país”, acrescenta Paula.

O primeiro texto a ser lido é o “Anti – Nelson Rodrigues”, do próprio Nelson Rodrigues. E a escolha definida por Paula foi algo bem estudado. -“Eu gosto porque é um texto que termina pra cima, colocando como o amor e a integridade podem se sobressair num mundo cheio de corrupção e interesse”, conclui a Curadora do projeto.

Devolver a cidade o gosto pelo teatro, expandir e trocar conhecimento dramático literário e a proximidade que uma leitura proporciona entre artista e público são premissas essenciais para a curadora. –  “Isso é o que mais me motiva. Quebrar o tabu de que a arte é para poucos quando ela é de todos”, completa. 

Para Flávia Tápias, o projeto vem a preencher uma lacuna e que pode render frutos. – “Eu amei a ideia da Paula Braun de começar um ciclo de leituras aqui no Espaço Tápias. Acho fundamental promovermos o encontro e intercâmbio entre artistas diversos e um ciclo de leituras permite esse encontro de uma forma mais fluida”, finaliza.

 

Sobre o Espaço Tápias

O novo Espaço Tápias inaugurado em 30/04/2022 na Barra da Tijuca, bairro da zona oeste do Rio de Janeiro, nasce com o propósito de transformar vidas, dar oportunidades e realizar sonhos. 

O Espaço Tápias disponibiliza salas para aulas e uma sala para espetáculos e outros encontros envolvendo arte – a Sala Maria Thereza Tápias. É uma organização que tem como proposta favorecer, divulgar e oportunizar a dança, com foco na dança contemporânea e em seus segmentos. 

A disposição para incentivar a criação, para promover performances, estimular talentos, e fomentar pesquisas são posturas e projetos valiosos para quem se dedica à dança, e permeiam todas as ações do espaço. Com a nova sede, contribui para o desenvolvimento e a expansão da dança, com ênfase na dança contemporânea, no Brasil e no mundo. 

A nova sede inaugurou uma etapa inovadora da jornada do Espaço Tápias, abarcando o que já é realizado até agora, e lançando-o em novas empreitadas, para que, todos os amantes de dança e de outras artes, possam trilhar novos caminhos e oferecer mais espaço à arte.

 

 

SERVIÇO:

Ciclo de Leituras Teatrais do Espaço Tápias

De 28 de março a 27 de junho (sempre na última terça-feira de cada mês)

Local: Espaço Tápias – Sala de espetáculos Maria Thereza Tápias

Dia e horário: última terça-feira de cada mês (28 de março, 25 de abril, 30 de maio e 27 de junho) – às 20h

80 lugares

Entrada Gratuita – retirada de ingressos pela plataforma Sympla

Classificação etária: 16 anos

Endereço: Av. Armando Lombardi, 175 – 2º andar – Barra da Tijuca