Angra dos Reis – Hemonúcleo precisa de doação de sangue

0
698

O Hemonúcleo da Costa Verde está com seu estoque de sangue bem baixo e necessitando muito de doadores. Ciente das recomendações de que as pessoas permaneçam em seus domicílios e evitem aglomerações, o Hemonúcleo informa que, além de manter suas atividades de coleta de sangue nos dias e horários usuais, está fazendo contato com doadores registrados em seu banco de dados e, em alguns casos, disponibilizando veículos para aqueles doadores que não podem ir até a unidade.

Esta medida é necessária para a manutenção do estoque de sangue neste momento difícil, de isolamento social por conta do coronavírus. O banco de sangue da unidade é fundamental para atender às demandas dos pacientes de Angra e da região.

– Estamos atendendo a livre demanda e também os doadores agendados, além de estarmos fazendo contato com doadores de nosso arquivo para pedir um agendamento – explica a coordenadora da unidade.

As medidas têm como objetivo aumentar a segurança de doadores e receptores de sangue, em momento de isolamento social, e reforçar o estoque. É preciso que o doador esteja bem de saúde (o que significa não estar apresentando sintomas de infecção pelo Covid-19 nem ter feito contato com casos suspeitos), pese mais de 50 quilos, tenha entre 16 e 69 anos (menor de idade só acompanhado do responsável legal), não esteja grávida ou amamentando.

– É bom reforçar que não estamos atendendo somente os agendados. Apenas estamos sugerindo que os doadores agendem, para evitar aglomerações e reduzir o tempo de espera – enfatizou a coordenadora.

O agendamento pode ser feito por telefone (24 3369-6133) ou por email ([email protected]). O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30 às 16h30. O Hemonúcleo da Costa Verde fica rua Japoranga, 1.700, Japuíba (última entrada do Hospital Geral Municipal da Japuíba).