Barra Mansa implanta teleatendimento psicológico para pessoas com dificuldades emocionais causadas pela pandemia da Covid-19

0
69

A Secretaria de Saúde de Barra Mansa, por meio do Programa Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas, iniciou nesta terça-feira (28), o sistema de teleatendimento psicológico, modalidade de atendimento emergencial, aberto a pessoas com problemas causados pela pandemia do novo coronavírus e o isolamento social necessário neste momento. O serviço tem o intuito de cuidar dos aspectos emocionais daquelas pessoas, que neste momento, se sentem acuadas com a possibilidade de contrair a doença, perder familiares e amigos ou ficar sem trabalho e não ter dinheiro para sobreviver.

O teleatendimento está disponível pelo telefone (24) 99881-5781, de segunda à sexta-feira, de 8 às 16:30 hs. A ligação é gratuita e com garantia de sigilo, visando preservar a integridade e identidade de cada usuário.

De acordo com a coordenadora do Caps (Centro de Atenção Psicossocial), Maria Elvira da Cunha, desde a chegada do corona vírus no Brasil, há dois meses, toda rotina do país foi mudada, e em Barra Mansa não foi diferente. “Foram impostas mudanças bruscas de hábitos e rotinas. Além de grandes danos à saúde das pessoas, a pandemia tem trazido uma grande pressão psicológica, provocados pelo temor da morte e desequilíbrio financeiro. Diante desses fatores, o secretário de Saúde Sérgio Gomes, a pedido do prefeito Rodrigo Drable, determinou a implantação do serviço”.

Elvira destacou ainda que a modalidade de atendimento psicológico não tem como finalidade a resolução ou aprofundamento de intervenção terapêutica, mas, sim um momento de apaziguamento e ajuda para alívio dos sintomas emocionais e dos riscos psíquicos causados por este momento. “Aquelas pessoas que precisarem dar continuidade de atendimento/tratamento será encaminhado aos setores específicos de acordo com a necessidade de cada caso”, concluiu.