eMuseu do Esporte abre espaço para exposições colaborativas

0
272

O eMuseu do Esporte – museu virtual que reúne as histórias do esporte brasileiro – abriu o período de exposições colaborativas. Todo material apresentado faz parte do acervo pessoal de fãs, atletas, ex-atletas e de entidades esportivas, sendo cedido para a exibição virtual no site http://www.emuseudoesporte.com.br/.

Lançado em abril, o eMuseu tem o apoio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, que oferece apoio técnico ao eMuseu, através da Superintendência de Museus e também do Sistema Estadual de Museus.

Neste período, serão duas temporadas de exposições colaborativas. A primeira vai até o dia 21, com destaque para as mostras olímpicas com a atleta de beach tennis Tatiana Flores; de Djan Madruga no triathlon; e da Confederação Brasileira de Basketball, dentre outros. Nas exposições da modalidade paralímpica, os visitantes poderão conhecer a história do Davizinho do Surf; do triatleta Marcelo Collet; além do Instituto Benjamin Constant, o Clube de Regatas Vasco da Gama e outros.

De 22 de maio a 5 de junho, os destaques da segunda temporada serão Camila Bombana no Arco e Flecha, Yanca Costa no surfe; Clodoaldo Silva medalhista paralímpico na natação. Além disso, o Serviço Social da Indústria de São Paulo (SESI-SP) e a Associação Niteroiense dos Deficientes Físicos (Andef) apresentarão as histórias de superação e garra de seus
atletas no paralímpico, dentre outros.

– A intenção é criar um museu através da construção colaborativa de toda a sociedade, incentivando, promovendo, divulgando e registrando a importância que o esporte tem em nossas vidas, como agente de transformação social, além de mostrar a enorme paixão que desperta – afirma Bianca Gama, idealizadora do projeto.

 

Lançamento em abril

No dia 19 de abril foi realizado o lançamento oficial do eMuseu, com estreia da exposição temporária virtual Ciência x Mitos: na Copa de 1970 de futebol, de curadoria e acervo do Prof. Dr. Lamartine da Costa.

O eMuseu do Esporte também possuirá 8 galerias virtuais permanentes, as quais serão lançadas em junho, contando com a participação de 8 colecionadores, dentre os quais, entidades esportivas. As galerias contarão com um tour virtual com exposição de acervos digitais inéditos, possibilitando aos visitantes terem experiências imersivas.

O eMuseu do Esporte é uma realização da empresa Gama Assessoria juntamente com a UERJ através da Incubadora Tecnológica de Empreendimentos Sociais e Cooperativas Sociais (ITECS) com Patrocínio da Enel Distribuição Ri e em conjunto com a Secretaria de Estado de Esporte, Lazer e Juventude do Rio de Janeiro, por meio da Lei de Incentivo, do Governo do Estado.