Adeus, Dona Ivone Lara

0
223

O Mundo do Samba está triste. Faleceu na noite desta segunda-feira  (16/04), aos 97 anos, no Rio de Janeiro,  por insuficiência  cardiorespiratória, Dona Ivone Lara, a grande Rainha do Samba. O  velório, nesta terça-feira (17/04), acontece na quadra da Escola de  Samba Império Serrano, em Madureira, na Zona Norte do Rio. O enterro  será à tarde, no Cemitério de Inhaúma.

Formada em Enfermagem,  com especialização em terapia ocupacional,  tendo trabalhado com a psiquiatra Dra. Nise da Silveira, Dona Ivone se  aposentou na profissão em 1977, quando passou a se dedicar  inteiramente à carreira artística.

Foi na Escola de Samba Prazer da Serrinha onde conheceu alguns  compositores que viriam a ser seus parceiros musicais, como os  saudosos compositores Mano Décio da Viola e Silas de Oliveira

Compôs o samba “Nasci Para Sofrer”, que se tornou o hino da Império  Serrano em 1947, Escola onde desfilou na ala das baianas.

Dona Ivone Lara foi a primeira mulher a fazer parte da ala de  compositores de uma Escola de Samba, em 1965, como autora do  samba-enredo “Os Cinco Bailes da História do Rio”. Em 2012, foi  homenageada pelo Império Serrano, sua escola de coração, com o enredo  “Dona Ivone Lara: O enredo do meu samba”.

Suas músicas foram cantadas por grandes nomes da MPB. Como o vídeo  postado no Youtube, que mostramos a seguir.

É da vida. Mas, também é uma grande perda. E uma grande saudade. Uma  lacuna que se abre na nossa cultura, que esperamos seja suprida com o  surgimento de novos talentos que apostem, como Dona Ivone Lara fez, na  cultura brasileira. De verdade.

Deus lhe abençoe e conduza, Dona Ivone Lara.

E muito obrigada por tudo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here