Dia da Consciência Negra – Angra dos Reis

0
560

A Prefeitura de Angra, através da Secretaria Executiva de Cultura e Patrimônio, preparou uma vasta programação, gratuita, para marcar o Dia da Consciência Negra, celebrado neste sábado, 20 de novembro. As principais atividades acontecerão na Praça Zumbi dos Palmares durante a parte da manhã. À noite as atrações serão concentradas no Teatro Dr. Câmara Torres.

Às 8h, a abertura da programação será a tradicional lavagem do busto de Zumbi dos Palmares. A iniciativa é de coletivos ligados ao movimento negro. Em seguida, a União Municipal de Umbandistas e Candomblecistas de Angra dos Reis (UMUCAR) promoverá um Xirê aos Orixás, que significa uma roda de dança e cantigas aos deuses de origem africana.

Dando sequência, às 9h, toda a alegria e ancestralidade do Jongo Bindito Cruz chega à Praça Zumbi dos Palmares para uma grande roda que seguirá com uma oficina cultural comandada pelo Mestre Abutre, da Capoeira Senzala.

Às 10h, o multi-instrumentista Jorge Moreno Filho, o Etiópia, oferecerá uma oficina de percussão, seguida de uma roda de capoeira com o grupo Entre Amigos. Atravessando a Baía da Ilha Grande, às 11h, direto do Abraão, o mestre Jamaica soma na programação com um workshop cultural. E, encerrando a programação matinal, o trio Túlio Pereira fecha com uma roda de samba.

Já na parte da noite, no Teatro Dr. Câmara Torres, três apresentações encerram o Dia da Consciência Negra em Angra. Às 18h, o Coletivo Diletantes apresenta “4 Tontos de Amor“. Às 19h40 será a vez de “A Cabaça da Existência“, do Grupo Artêros, subir ao palco e, encerrando a noite, a potente cantora angrense Dani Câmara apresenta seu show performático intitulado Febre, às 21h. Toda a programação noturna tem entrada gratuita, com retirada de senhas das 16h às 17h30, na bilheteria do teatro.

PROGRAMAÇÃO DO DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA

Local: Praça Zumbi dos Palmares

8h – Lavagem do Busto de Zumbi dos Palmares e Xirê aos Orixás – UMUCAR

9h – Jongo – Grupo Bindito Cruz de Mambucaba e Oficina Cultural com Mestre Abutre

10h – Oficina de Percussão – Etiópia

10h30 – Capoeira – Roda Entre Amigos

11h – Workshop Cultural – Jamaica

12h – Roda de Samba – Túlio Pereira Trio

Local: Teatro Dr Câmara Torres
(Entrada gratuita, com retirada de senhas das 16h às 17h30)

18h – 4 Tontos de Amor – Coletivo Diletantes (classificação 12 anos)

19h40 – A Cabaça da Existência – Grupo Artêros
(Classificação livre)

21h – Febre – Dani Câmara (classificação livre)