Cine Henfil Celebra o Dia do Samba em Maricá

0
181

A Prefeitura de Maricá, através da Secretaria de Cultura e do Cinema Público Gratuito da cidade, tem o prazer convidar  população da cidade para assistir os filmes da semana, todos pensados para homenagear o dia do Samba (02/12). Não se pode esquecer, é claro, das duas sessões extras do sucesso de bilheteria, “Nosso Sonho”, que acontecerão sábado e domingo, dias 2 e 3 de dezembro.

Com o intuito de facilitar o acesso do público, o Cine Henfil, conta com um sistema de bilheteria totalmente online e automatizado. Todos os filmes em cartaz estão à disposição todas as quartas-feiras, a partir das 18h, através do link: https://cecip.vendabem.com/compra_ingresso_online_new/?filial=001

Para garantir seu ingresso gratuito, basta entrar no link, escolher o filme e reservar seu assento. Não esqueça de chegar um pouco antes antes da sessão começar para validar seu ticket.

Confira a programação:

Dia 01/12 (sexta-feira)

            18h – Puxando Conversa – Romildo Cheio de Cantigas – O programa Cheio de cantigas é o primeiro da série e homenageia Romildo Souza Bastos. O programa foi gravado no dia 07/05/1990 e Romildo faleceu no dia 13/05/1990. Romildo, pernambucano da Ilha de Itamaracá, é um compositor e autor de clássicos imortalizados por algumas  das maiores vozes do samba como: Clara Nunes, Elizeth Cardoso, Elza Soares e Roberto Ribeiro. A gravação deste programa teve a participação especial dos músicos Roberto Lara e Evandro Lima. Classificação 12 anos.

           

Dia 02/12 (sábado)

            15h – Nosso Sonho – O longa-metragem musical Nosso Sonho, apresenta a história da famosa dupla de cantores brasileiros Claudinho e Buchecha. A cinebiografia é narrada a partir do ponto de vista de Buchecha e mostra como a amizade entre os dois – que começou ainda na infância – se transformou em um poderoso combustível para a superação de desafios e diversas conquistas do duo, incluindo o status de maiores fenômenos do funk melody nacional de todos os tempos. O título da produção presta uma homenagem a uma das canções mais conhecidas do grupo, lançada em 1996. No filme, também conhecemos a história e as inspirações por trás dos maiores hits da carreira dos cantores, que permaneceram juntos até 2002, quando Claudinho faleceu em um acidente de carro. Classificação 12 anos.

            17h – Clara Estrela – Documentário que narra em primeira pessoa a vida e carreira da cantora Clara Nunes, conhecida por ter forte conhecimento e ligação cultural com os ritmos e folclore do Brasil. Através de depoimentos de diversos artistas e personalidades como Nana Caymmi, Marisa Monte e Chico Buarque, faz um panorama da personagem após mais de 30 anos de sua morte. Classificação livre.

            19h – 82 Minutos – 82 minutos é o tempo que uma escola do grupo especial do Carnaval do Rio de Janeiro tem para desfilar e encantar plateias mundo afora. Entretanto, por trás deste tempo, existe um esforço gigante para fazer com que cada aspecto do show seja perfeito. Através da Portela, uma tradicional escola de samba carioca, todo o roteiro do desfile é analisado – desde a escolha do samba-enredo até a apuração dos votos. Classificação 12 anos.

 

            Dia 03/12 (Domingo)

15h – Nosso Sonho

            17h – Coração do Samba – Com o intuito de revelar as entranhas da orquestra que rege um dos maiores espetáculos do mundo, a bateria da escola de samba, o documentário de Thereza Jessouroun centra suas lentes na bateria do Grêmio Recreativo Estação Primeira de Mangueira e aproveita os depoimentos do filho do fundador da bateria da escola, Elmo dos Santos. Mostrando toda a exuberância da musicalidade e da paixão da escola de samba e sua percussão, a obra explora o passado e o presente dessa tradição que passa de pai para filho, mostrando os ensaios nas ruas, na quadra da escola e no Sambódromo, desde a afinação dos naipes até a manutenção dos instrumentos, responsáveis por um ritmo arrebatador. Classificação livre.

19h – Damas do Samba – Mulheres que são pastoras, compositoras, passistas, musas, tias, intérpretes e muitas outras mulheres que fazem parte da construção de uma identidade nacional mestiça. Uma retrospectiva da trajetória do samba ao longo da História, com enfoque na participação feminina em sua construção e desenvolvimento até os dias de hoje. Classificação 10 anos.

 

Administrado pelo Centro de Criação de Imagem Popular (Cecip), o Cinema Público Municipal Henfil, que fica na Rua Alferes Gomes, 390, no Centro de Maricá, tem capacidade para 200 pessoas, sendo 190 com assentos comuns, quatro para pessoas obesas, quatro para cadeirantes e outras duas para pessoas com mobilidade reduzida, além de moderno equipamento cinematográfico com tela e projetor de áudio e vídeo.