Cristo Redentor celebra o Dia Nacional do Samba

0
116

Para celebrar o Dia Nacional do Samba, o monumento ao Cristo Redentor ganhará iluminação especial nesta terça-feira (5/12), a partir das 20h. A noite será embalada pelo grupo musical Balacobaco e pela bateria da escola de samba Tradição. A apresentação será do locutor Marcelo Tyson.  

O evento integra o calendário de shows da segunda fase do projeto 90 Anos de Luz, realizado em uma parceria entre o Santuário Arquidiocesano Cristo Redentor e a Enel Distribuição Rio, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura. O projeto, que nasceu com a proposta de criar iluminações especiais para campanhas culturais de causas relevantes, inaugurou, no ano passado, a nova iluminação do monumento ao Cristo Redentor. Desenvolvido pela Enel, o projeto da nova iluminação do monumento simboliza o compromisso da companhia com a descarbonização e a transição energética.  

Lançada oficialmente em março do ano passado, a primeira fase do projeto 90 Anos de Luz contempla a implantação de um sistema luminotécnico capaz de reduzir em 68% o consumo de energia a partir do uso de novas cores e maior definição da imagem do monumento ao Cristo Redentor. O número de refletores foi reduzido de 280 para 142, mas com um aumento da eficiência luminosa, o que garante maior produção de luminosidade e estabilidade da luz. 

Outro recurso utilizado para evitar desperdícios é um software que gerencia os horários para ligar e desligar a iluminação de forma automática. Além disso, a tecnologia LED aplicada é mais sustentável, uma vez que componentes como alumínio e chips eletrônicos podem ser reciclados em mais de 90% da sua composição.

Uma curiosidade histórica: o Cristo Redentor foi iluminado pela primeira vez em 1931 a partir de um impulso elétrico disparado de Roma (a 10 mil quilômetros de distância), onde fica a sede do Grupo Enel.  

Sobre a Enel Distribuição Rio 

A Enel Distribuição Rio, subsidiária da multinacional italiana Enel, atende 66 municípios do estado do Rio de Janeiro, abrangendo 73% do território estadual, com cobertura de uma área de 32.188 km². A Região Metropolitana de Niterói e São Gonçalo e os municípios de Itaboraí e Magé representam a maior concentração do total de 3 milhões de clientes atendidos pela companhia.