Duo YOÙN lança novo single e videoclipe

0
401

Nesta quinta-feira, 27 de julho, a dupla de amigos, formada por Shuna (Alisson Jazz) e Gian Pedro, ambos da Baixada Fluminense, que conquistou o público iniciando a carreira tocando nos trens e metrôs do Rio de Janeiro apresenta mais uma música. Lançada pelo selo JOINT, “Coisas Simples” marca a primeira faixa do próximo álbum de YOÙN, previsto para ser lançado ainda esse ano. Ocupando a prateleira da “música preta”, o duo bebe na fonte de vários gêneros musicais. Se de um lado trazem uma pegada R&B em cima de um beat de jersey, do outro estão com um violão fazendo músicas numa onda mais MPB. O novo single chega em todas as plataformas digitais simultaneamente a um videoclipe que será disponibilizado no canal oficial da dupla.

“Nós estamos no meio do processo criativo do nosso próximo álbum e nele estamos passando por várias etapas. Já passamos um tempo em laboratório, levantando referências, fomos ao estúdio levantar as ideias, e essa música foi uma das primeiras que tocou nosso coração para um primeiro lançamento.”, diz Shuna. “Nas nossas músicas falamos de diversas formas de amor. Tentamos passar em nossas letras algo que desperte um interesse bom nas pessoas e isso por si só já é a nossa bandeira.”, complementa GP.

No videoclipe, a dupla YOÙN assume o papel de diretores, trazendo uma abordagem autoral e criativa à produção. Eles são vistos em todo o clipe, direcionando o set, conferindo câmeras e guiando os atores que são seus sósias. O local, uma quadra de tênis, transmite a essência da simplicidade apesar da sua condição sofisticada, trazendo com sutileza a mensagem da dupla em um lugar pouco acessado por pessoas pretas e dando mais força ainda falando sobre amor. Através dessa abordagem e todos os detalhes, o videoclipe busca transmitir a beleza encontrada nas coisas simples da vida. 

Em 2021, YOÙN lançou seu primeiro álbum “BXD IN JAZZ”, com 12 músicas autorais, trazendo um som melódico que mistura jazz, soul, trap, dando sempre destaque na percussão, que os conecta com as suas raízes afro-brasileiras. Na carreira, já colecionam parcerias com artistas como Luedji Luna, Delacruz, Tuyo e Gilsons, além de menção na música “Sem Samba Não Dá”, de Caetano Veloso. A dupla também já lançou o documentário com três episódios “YOÙN – Da Baixada Pro Mundo”. A mais recente parceira musical foi no final de 2022, com Pretinho da Serrinha, BIAB e Rahiza, lançando o single “Lá Vem a Noite” no mês da Consciência Negra. 

“Com nosso trabalho buscamos trazer uma nova linguagem, onde acreditamos que o público pode consumir nossa música sem medo de uma sofisticação ou estética diferentes”, diz Shuna.

FICHA TÉCNICA SINGLE

Vozes: GP / Shuna

Beat: Carlos do Complexo

Teclados: Elias de Souza

Arranjo: Carlos do Complexo / Dudu Kaplan / Elias de Souza / GP / Shuna

Engenheiro de gravação: Carlos do Complexo

Produção musical: JOINT / Elias de Souza / GP / Shuna

Mixagem e masterização: Arthur Luna

Gravado no Estúdio Playground, Rio de Janeiro


FICHA TÉCNICA CLIPE

Realização: @horizonte. cc

Gravadora e Selo: Joint @jointmusic.co

Distribuidora: Believe @believemusicbrasil

Direção: Diogo Comum @diogocomum

Direção de Fotografia: Caio Humb @caiohumb

Steadicam: Leandro Brigido @leandrobrigido_

1AC Daniel Almeida @superdn98

2AC João Alexandre @alexandrejoao

Produção Executiva Horizonte: Hanna Dias @hannadias

Produção Executiva Joint: Gabriel Bacellar @gvasconca

Diretora de Produção: Nanda Jubé @nandajube

Direção de Arte: Carol Agyar @carolagyar

Stylist: Rahiza @criarahiza

Beleza: Victor Manoel @vickdi0r

Edit: Rob Neto @robcneto

Cor: Diogo Comum @diogocomum

Catering: Papa fest eventos @eventospapafestoficial

Transporte: Pablo Turismo

Agradecimentos: Carcará Filmes @carcarafilmesoficial e Rio Tennis Academy

 

SOBRE YOÙN

O duo YOÙN surge da Baixada Fluminense, um projeto que une R&B, rap, jazz, soul, trap e os ritmos urbanos brasileiros, criando uma ponte entre diversas sonoridades. Lançado pelo selo JOINT em 2021, o primeiro álbum do duo intitulado “BXD IN JAZZ”, já soma mais de 15 milhões de plays nas plataformas de música. Após o sucesso da mixtape “Purple Tokyo”, o mais recente lançamento em 2022 é o single “Lá Vem a Noite”, uma bossa trap com participação de BIA B, Pretinho da Serrinha e Rahiza.

SOBRE A JOINT

A JOINT surge da necessidade de nos comunicarmos com o mundo através da arte, e principalmente, da música. Desde 2019, ano de sua fundação, já lançou mais de 100 músicas nas plataformas digitais, alcançando mais de 25 milhões de plays, e vem acompanhando artistas como YOÙN, BIAB, Carlos do Complexo, Muse Maya, Melly, CASTELLUCCI, Carol Porto, Gibi, HUD e TDL. Através da JOINT, talentos embrionários têm a chance de construir, musical e visualmente, suas concepções artísticas.