Espetáculo “Luiza Mahin: Eu ainda continuo aqui” no Circo Crescer e Viver

0
461

Abordando a difícil temática do extermínio e o desaparecimento da juventude negra no país, o espetáculo ‘Luiza Mahin – eu ainda continuo aqui’ encara a tarefa de jogar luz sobre essa cíclica separação forçada dos filhos que acomete as populações negras há séculos. Dia 25 de julho é o Dia Internacional da Mulher Negra Latino Americana e Caribenha, uma data instituída para dar visibilidade à luta e à resistência de mulheres negras invisibilizadas pela história. O espetáculo fica em cartaz de 22 a 24 de julho, no Circo Crescer e Viver.

Dirigido por Édio Nunes, a peça cruza as histórias de dor de tantas mães com a de Luiza Mahin, personalidade ancestral e mãe do advogado abolicionista e jornalista Luiz Gama – vendido como escravo pelo próprio pai. No elenco estão os atores Cyda Moreno, Marcia Santos, Tais Alves e Jonathan Fontella.

Costurando uma narrativa que atravessa o passado e chega no presente, o texto, assinado por Márcia Santos, é construído a partir de uma carta sobre a revolucionária da Revolta dos Malês, escrita por seu filho, Luiz Gama, e de uma série de relatos verídicos de mães que tiveram seus filhos mortos ou desaparecidos. Com forte cunho emocional, o espetáculo conta com uma trilha sonora original que é apresentada ao vivo pelo elenco.

O evento é uma parceria da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura e o Circo Crescer e Viver.

FICHA TÉCNICA

Texto: Márcia Santos

Idealização e produção: Cyda Moreno

Direção artística e corporal: Édio Nunes

Direção musical e preparação vocal: Jorge Maya

Elenco: Cyda Moreno, Marcia Santos, Tais Alves e Jonathan Fontella

Atriz convidada: Márcia do Valle/ Tatiana Henrique (stand by)

SOBRE O CIRCO CRESCER E VIVER

Instalados na Cidade Nova desde 2004, o Circo Crescer e Viver desenvolve programas, projetos e atividades nos campos da formação, criação e difusão das artes circenses e performáticas que beneficiam centenas de crianças, adolescentes e jovens. O espaço também tem se consolidado como uma casa de entretenimento ao vivo, acolhendo e apresentando uma variada programação de shows musicais e espetáculos de circo, teatro e dança de diferentes grupos, companhias e artistas.

POLÍTICA DE MEIA ENTRADA

Crianças, adolescentes e jovens com idades até 21 anos; estudantes da rede pública ou privada; idosos com idade igual ou superior a 60 anos; pessoas com deficiência; e professores da rede pública municipal de ensino da Cidade do Rio de Janeiro. É obrigatória a apresentação de documento que comprove o direito à meia entrada, conjuntamente com o ingresso.

SERVIÇO:

Espetáculo “Luiza Mahin: Eu ainda continuo aqui”

Local: Circo Crescer e Viver

Endereço: Rua Carmo Neto, 143 – Cidade Nova – Rio de Janeiro (em frente ao metrô Praça Onze)

Datas: 22 a 24 de julho

Sexta e sábado às 20h

Domingo às 17h

Classificação: 14 anos

Duração: 70 minutos

Ingressos a partir de R$10

Links de vendas:

Sexta-feira: https://www.sympla.com.br/evento/luiza-mahin-eu-ainda-continuo-aqui/1571233

Sábado: https://www.sympla.com.br/evento/luiza-mahin-eu-ainda-continuo-aqui/1571241

Domingo: https://www.sympla.com.br/evento/luiza-mahin-eu-ainda-continuo-aqui/1571252