Expo Religião 2018: a diversidade das manifestações religiosas

0
1029

A Expo Religião chega a sua 6ª edição e, nos dias 19, 20 e 21/10 (sexta a domingo), acontece o maior evento inter-religioso do Rio de Janeiro, que reunirá 21 segmentos religiosos como: Católica, Budista, Hare krishna, Muçulmano sunita, Muçulmana xiita, Umbanda, Matrizes africanas, Espiritismo, Paganismo, Xamanismo, Mórmon, Judeus, Fé bahá’i, entre outras. A proposta é provar que é possível viver em harmonia com entendimentos diferentes de fé. Os interessados poderão conferir a programação gratuitamente, das 10h às 19h, na Biblioteca Parque Estadual, no Centro do Rio.

Dirigida pela jornalista Luzia Lacerda, a Expo Religião acontece anualmente. A feira que sempre traz novidades, não só na área religiosa como também na filosófica, oriental, holística e literatura, nessa edição conta com o ambiente descontraído e de design cheio de charme da biblioteca Parque Estadual, que surpreenderá a todos logo na entrada do evento, onde haverá um espaço participativo, para os visitantes escreverem mensagens sobre o que esperam para o mundo. As mensagens se transformarão num painel dos desejos, cheio de energia positiva para o país. E não para por aí. Para mostrar que a fé pode mover o mundo, fazendo dele melhor, estará presente uma instituição de combate ao suicídio, dando informações aos interessados em participar de ações de voluntariado.  Um oráculo estará instalado e, em destaque, o portal da fé, local onde estarão unidas as religiões, trará o conhecimento num bate papo descontraído e cheio de respeito ao próximo.

A feira conta também com expositores que estarão vendendo artigos religiosos, curiosidades, entre outras novidades deste universo. Para ampliar a cultura dos participantes, haverá um espaço multimídia com filmes, danças, cinema, espaço para bate papo, palestras. Área de café e  praça de alimentação. A proposta é oferecer em todo ambiente, ações que estimulem o dialogo, a troca, e a vivencia de experiências, além de mostrar que é possível ter união em meio ao grande momento de intolerância  que o país vive.

O sábado conta com a presença do Arcebispo do Rio Don Orani Tempesta, entre outras autoridades religiosas.

Um espaço Kids, especialmente preparado para os pequenos, foi instalado na estrutura do evento. E não será só de brincadeiras que eles participarão. Todos os dias uma ótima oportunidade para a criançada conhecer a diversidade das religiões, será nas rodas de conversa e bate papo com crianças e adolescentes, onde eles partilharão suas experiências religiosas.

De acordo com a organizadora do evento, Luzia Lacerda, o país passa por momentos difíceis. As pessoas estão preocupadas apenas consigo mesma, se tornando cada vez mais intolerantes e sem amor ao próximo.

“O respeito ao próximo e a sua crença religiosa faz com que as pessoas aprendam a entender o universo de cada um. Queremos que todo tipo de crença possa visitar nosso evento, somando ao grande espaço da fé. É preciso aprender a conviver com todas as cresças, e isso que queremos compartilhar, que somos pessoas de fé. Se unirmos nossas forças, construiremos um mundo melhor”, afirma  a organizadora e jornalista.

A expectativa do evento é que cerca de 5 mil pessoas passem pela exposição ao longo dos três dias.

Serviço:

Expo Religião 2018

Dias: 19, 20 e 21 (sexta, sábado e domingo)

Horário: sexta – das 13h às 19h | sábado e domingo – das 10h às 19h

Local: Biblioteca Parque Estadual

Endereço: Av. Presidente Vargas, 1261, Centro – Rio de Janeiro.