Exposição 1+1>2 no Ateliê da Imagem

0
221

Tudo começou com a troca de imagens de Ana Rodrigues e João Paulo Pereira por whatsapp. Enquanto um mandava uma foto, o outro respondia com outrafoto e assim, sucessivamente.  Acabou virando um jogo de comunicação contemporânea dos fotógrafos que se transformou na Exposição 1+1>2. A dupla passou a questionar até que ponto o excesso de informação permite que as imagens sejam realmente observadas? E qual é o lugar da imaginação com essa falta de tempo?

A partir desses questionamentos, Ana e João resolveram materializar o trabalho no formato de fotolivro que recebeu o nome de N.R.A. “Nenhuma das Respostas Anteriores”. Os dois primeiros volumes ganharam o mundo:

participando de feiras de fotolivros em Lisboa, Madri, Galícia e rodando pelo Brasil. O trabalho participou de exposições coletivas em seu formato para parede no Museu de Arte Contemporânea de Jataí (onde foi premiado) no Centro Cultural Bernardo Mascarenhas em Juiz de Fora e como projeção, durante o “Foto Invasão” na RedBull Station em São Paulo.

Com curadoria Marian Starosta e Rony Maltz, a Exposição 1+1>2 inaugura na próxima sexta-feira (25/01), às 19h, no Ateliê da Imagem, que fica na Av. Pasteur, 453 –  Urca, Zona Sul do Rio de Janeiro. Entrada Franca.

Os artistas:

Ana Rodrigues desenvolve trabalho autoral desde 2008. Tem 4 exposições individuais (Haikai – 2011, Cultivar o Jardim – 2013, #minhajanelaminha – 2015 e Entre – 2017) que foram apresentadas no Rio de Janeiro, Porto Alegre, Juiz de Fora, Curitiba e São Paulo.

Participou de exposições coletivas em Buenos Aires, Beirute, Aman, Moscou, Quito, Lisboa, Rio de Janeiro. Selecionada para o 16º Salão de Arte de Jataí. Criadora do coletivo O Escambal que desde 2010 desenvolve trabalhos para difundir a fotografia. O coletivo já produziu ações em Lisboa, Rio de Janeiro, Porto Alegre, São Paulo, Tiradentes. Participou como convidada de festivais como Paraty em Foco, JFoto, e Canela Foto Workshops. Em 2018, participou do projeto Olhares Cruzados  promovido pela Câmara de Comércio Brasil-Canadá.

João Paulo Pereira cursou Comunicação Visual na Escola Nacional de Belas Artes da UFRJ. Estudou fotografia com Dick Welton, fez cursos livres na Escola de Artes Visuais do Parque Lage, Rio de Janeiro, de Processo Criativo com Charles Watson, História da Arte com Marcelo Rocha, História da Fotografia e Fotografia Expandida com Denise Cathilina. No Ateliê da Imagem, Fotografia como Artes Visuais com Marcos Bonisson e Desenvolvimento de Projeto com Franz Manata.

Fotolivro com Rony Maltz e Walter Costa na Livraria Madalena, Rio de Janeiro. Participou da coletiva “Imagens para o Futuro” no Centro Cultural Yves Alves durante o Foto em Pauta em Tiradentes também exposto na Villa Aymoré no Rio de Janeiro, em 2018.

Curadores:

Marian Starosta,  mestre em Comunicação pela Unisinos RS, tendo concluido o Programa de Certificação Integral pelo International Center of Photography, Nova Iorque. Em 2007 passou a integrar a equipe do Ateliê da Imagem Espaço Cultural onde atualmente também é diretora artística e pedagógica. Seu  Projeto Viventes, serie que retrata os sobreviventes do holocausto no Brasil, foi exibida na galeria dos Arcos na Usina do Gasômetro em Porto Alegre e no Solar Grandjean Montigny na PUC Rio.

Rony Maltz é artista visual, mestre em Fotografia pelo ICP-Bard College (NY) e doutorando na EBA-UFRJ. Seu trabalho foi exibido, recentemente, no DUMBO Arts Festival, International Center of Photography e MoMA P.S.1, em Nova York; e no Centro Cultural dos Correios e Centro Cultural Justiça Federal, no Rio de Janeiro.

Produtor da Feira URCA de Fotolivros e curador da exposição Livros Possíveis, no Ateliê da Imagem (RJ), onde leciona sobre arte impressa. Professor no Ateliê da Imagem.

Serviço

1+1>2

Exposição de Ana Rodrigues e João Paulo Pereira

Curadoria Marian Starosta e Rony Maltz

Abertura dia 25 de Janeiro, às 19h

Entrada franca

Visitação: 26/01 a 22/03 – seg a sex 10h às 21h, sáb 10h às 16h

Galeria do Ateliê da Imagem Espaço Cultural (av. Pasteur, 453 – Urca, Zona Sul do  Rio de Janeiro)