Exposição de Pierre Verger no MAR termina neste domingo

0
170

Quem quiser conferir a exposição “Todos Iguais, Todos Diferentes?” precisa ir ao Museu de Arte do Rio até domingo (28). A mostra realizada em parceria com a Fundação Pierre Verger abriu a temporada de 2023 do MAR, e revela a relação do fotógrafo francês com diferentes povos através do seu olhar sobre a diversidade cultural.

Com curadoria de Alex Baradel, a exposição traz mais de 200 fotografias, apresentadas através de diversos formatos e suportes – ampliações recentes e documentos originais – e também por uma projeção utilizando retratos realizados por Verger ao longo da sua vida. “Em “Todos Iguais, Todos Diferentes?”, as fotografias de Pierre Verger revelam a beleza da pluralidade dos povos e aquilo que foi não apenas o seu objeto de pesquisas e trabalhos, mas, principalmente, o seu objetivo de vida desde que saiu da França, na década de 1930, para buscar o encontro com o outro e consigo mesmo, adotando uma nova forma de viver e de pensar.

A exposição também tem depoimentos em vídeo de artistas e intelectuais e conta com imagens de personagens célebres como o revolucionário bolchevique ucraniano Leon Trótski, o pintor mexicano Diego Rivera, o escritor norte americano Ernest Hemingway, entre os brasileiros está o cantor e compositor baiano Dorival Caymmi, que se tornou amigo do fotografo francês.

 

A Fundação Pierre Verger 

             Criada em 1988 pelo fotógrafo francês, a Fundação Pierre Verger tem como um dos seus principais objetivos preservar, organizar, pesquisar e divulgar a obra do seu instituidor. Funcionando na casa onde Verger viveu de 1960 até a sua morte, em 1996, a Fundação cuida de um patrimônio cultural de inestimável valor antropológico e artístico, construído ao longo de 60 anos de vivências nos cinco continentes e de incontáveis horas de dedicação à escrita das histórias, experiências e estudos sobre as culturas e os povos que ele conheceu ao redor do mundo.

 

O Museu de Arte do Rio 

Iniciativa da Prefeitura do Rio por meio da Secretaria Municipal de Cultura que contou com a parceria da Fundação Roberto Marinho para a sua concepção, o Museu de Arte do Rio passou a ser gerido pela Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI) desde janeiro de 2021, apoiando as programações expositivas e educativas do MAR a partir de um conjunto amplo de atividades para os próximos anos. A OEI é um organismo internacional de cooperação que tem na cultura, na educação e na ciência os seus mandatos institucionais, desde sua fundação em 1949.

“O Museu de Arte do Rio, para a OEI, representa um instrumento de fortalecimento do acesso à cultura, intimamente relacionado com o território, além de contribuir para a formação nas artes, tendo no Rio de Janeiro, por meio da sua história e suas expressões, a matéria-prima para o nosso trabalho”, comenta Raphael Callou, diretor e chefe da representação da OEI no Brasil. Após o início das atividades em 2021, a OEI e o Instituto Odeon celebraram parceria com o intuito de fortalecer as ações desenvolvidas no museu, conjugando esforços e revigorando o impacto cultural e educativo do MAR, onde o Odeon passa a auxiliar na correalização da programação. 

O Museu de Arte do Rio tem o Instituto Cultural Vale como mantenedor, a Equinor, o Itaú Unibanco e a Globo como patrocinadores master, e a Nadir Figueiredo como patrocinadora. 

O MAR ainda conta com o apoio do Machado Meyer Advogados e Icatu, todos via Lei Federal de Incentivo à Cultura. A Globo e o Canal Curta são os parceiros de mídia do MAR. 

O MAR conta ainda com o apoio da Prefeitura do Rio de Janeiro e do Governo do Estado do Rio de Janeiro, com realização do Ministério da Cultura e do Governo Federal do Brasil por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. 

Mais informações em www.museudeartedorio.org.br

 

Serviço:

“Todos Iguais, Todos Diferentes? fotografias de Pierre Fatumbi Verger”
Local: Museu de Arte do Rio: Praça Mauá, 5 – Centro, Rio de Janeiro – RJ
Encerramento dia 28 de maio
Entrada: R$20,00 (inteira)  – R$10,00 (meia)
Funcionamento do MAR: de quinta-feira a domingo, das 11h às 18h (última entrada às 17h)