Exposição itinerante Meu Lugar encerra domingo em Guapimirim

0
95

A exposição itinerante “Meu lugar”, realizada pelo Museu de Arte do Rio com patrocínio da Enel Distribuição, chegou a sua reta final na cidade de Guapimirim. O público da região serrana do Rio tem a última oportunidade para conferir a mostra nos dias 20 e 21 de janeiro na Praça Paulo Terra, em Guapimirim. Além da mostra, acontecerá uma ampla programação cultural com atrações musicais e teatrais. A entrada é gratuita.

A mostra que iniciou em setembro de 2023, já passou pelas cidades de São Gonçalo e Duque de Caxias, e tem a proposta de fazer o público pensar os sentidos do habitar no estado do Rio de Janeiro, trazendo obras que tratam sobre as moradias populares, seus problemas ao longo da história e as soluções criativas adotadas no dia a dia pelos moradores. A próxima cidade a completar a itinerância será Campos dos Goytacazes, em fevereiro de 2024.

 “Meu lugar” conta com mais de 90 obras de cerca de 40 artistas. O curador da mostra destaca que a maioria das habitações no país são erguidas pelos próprios moradores e as obras expostas dialogam com essa temática. “O público tem se identificado bastante com a mostra. Eu gosto de andar no meio dos visitantes, prestando atenção nas conversas, e os comentários que mais ouço são: isso lembra a casa da minha avó, lembrei da minha casa, parece minha mãe…Também é muito emocionante ver pessoas que estão indo pela primeira vez a uma exposição, sabendo que o que tornou isso possível foi a itinerância, foi o fato de o museu ter ido até elas”, destaca Thiago Fernandes, curador da exposição.

O Museu de Arte do Rio reconhece que as populações socialmente vulneráveis devem ter direito à energia, água, saneamento básico e outros serviços fundamentais para sua sobrevivência e para que não sejam recorrentes as práticas que reverberam em riscos ecológicos e sanitários. “Ampliar o Museu para outras cidades é uma maneira de descentralizar o acesso à cultura e ainda proporcionar às pessoas uma experiência diferenciada. ‘Meu Lugar’ possibilita um olhar documental sobre a maneira de viver de milhares de brasileiros. Dessa maneira, a parceria firmada com a Enel reforça a missão do MAR de apresentar narrativas de uma perspectiva diversa e democrática”, afirma Leonardo Barchini, Diretor e Chefe da Representação da OEI no Brasil.

 

ENEL BRASIL

A Enel Brasil é a maior empresa do setor elétrico brasileiro e líder no desenvolvimento de fontes renováveis de energia no país. É hoje uma das maiores patrocinadoras de cultura do Brasil por meio de leis de incentivo, investindo em cultura, esporte e educação por um amanhã melhor. 

Patrocinadora da exposição itinerante “Meu Lugar”, a Enel Rio é a distribuidora do Grupo Enel com atuação em 66 municípios do Estado. abrangendo 73% do território estadual, com cobertura de uma área de 32.188 km². A Região Metropolitana de Niterói e São Gonçalo e os municípios de Itaboraí e Magé representam a maior concentração do total de 3 milhões de clientes atendidos pela companhia. A estratégia de atuação da Enel é baseada no seu Plano de Sustentabilidade e nos compromissos assumidos com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU.                          

 

MUSEU DE ARTE DO RIO

O MAR é um museu da Prefeitura do Rio e a sua concepção é fruto de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Cultura e a Fundação Roberto Marinho. Em janeiro de 2021, o Museu de Arte do Rio passou a ser gerido pela Organização de Estados Ibero-americanos (OEI) que, em cooperação com a Secretaria Municipal de Cultura, tem apoiado as programações expositivas e educativas do MAR por meio da realização de um conjunto amplo de atividades. A OEI é um organismo internacional de cooperação que tem na cultura, na educação e na ciência os seus mandatos institucionais. 

“O Museu de Arte do Rio, para a OEI, representa um espaço de fortalecimento do acesso à cultura, ao ensino e à pluralidade intimamente relacionado com o território ao qual está inserido. Além de contribuir para a formação nas artes e na educação, tendo no Rio de Janeiro, com sua história e suas expressões, a matéria-prima para o nosso trabalho”, comenta Leonardo Barchini, Diretor e Chefe da Representação da OEI no Brasil. Após o início das atividades em 2021, a OEI e o Instituto Odeon celebraram a parceria com o intuito de fortalecer as ações desenvolvidas no museu, conjugando esforços e revigorando o impacto cultural e educativo do MAR, a partir de quando o instituto Odeon passa a auxiliar na correalização da programação. 

O MAR tem o Instituto Cultural Vale como mantenedor, a Equinor, o Itaú Unibanco e a Globo como patrocinadores master, e a Nadir Figueiredo como patrocinadora. São os parceiros de mídia do MAR: a Globo e o Canal Curta. A Machado Meyer Advogados e a Icatu, via Lei Federal de Incentivo à Cultura, também apoiam o MAR.

O MAR conta ainda com o apoio da Prefeitura do Rio de Janeiro, do Governo do Estado do Rio de Janeiro, do Ministério da Cultura e do Governo Federal do Brasil, também via Lei Federal de Incentivo à Cultura. 

Mais informações em www.museudeartedorio.org.br

 

 

Serviço:

“Meu Lugar”  

Local Praça Paulo Terra – Guapimirim/

Funcionamento: 20 e 21 de janeiro, das 16h às 20h 

Entrada gratuita 

 

Sábado, dia 20 de janeiro –  

às 19h – Música ao vivo com Gabi Santos

 

Domingo, dia 21 de janeiro –

às 18h – Teatro Infantil com o Grupo Teatral in Foco – Os Três Porquinhos

às 19h – Sarau Aguapés: edição Meu Lugar