Festival de dança O Corpo Negro continua com espetáculos, oficinas e sessões de cinema

0
220

O festival de dança O Corpo Negro continua, nesta semana, com espetáculos, oficinas e sessões de cinema em algumas unidades do Sesc RJ. A programação é gratuita, com retirada antecipada dos ingressos nos locais com lotação limitada. Veja os destaques da semana abaixo e a programação completa em www.ocorponegro.com.br

De quinta-feira (04/05) a domingo (07/05), o Sesc Copacabana recebe três apresentações de dança seguidas. Às 19h, acontece a perfomance “Motiró”, da Cia Favela. Em seguida, às 20h, o bailarino Elísio Pitta apresenta o espetáculo solo “Impermanência”, uma homenagem ao coreógrafo Ismael Ivo, morto em 2021. Às 20h30, a Corpórea Companhia de Corpos apresenta “Rés”.

Já no Sesc Ramos, desde segunda-feira (02/05), estão sendo oferecidas oficinas de mestre sala, porta-bandeira e porta-estandarte com mestre Manoel Dionísio. A atividade acontece também nesta quarta (03/05) e na quinta-feira (04/05), às 9h. Serão ministrados conhecimentos teóricos e práticos da dança em casal, utilização de indumentárias e adereços, e comportamento em quadra e no desfile.

Também em Ramos, no sábado (06/05), às 19h, haverá a apresentação solo “Gente de lá” com Wellington Gadelha. O trabalho parte da investigação do artista do corpo como uma roleta-russa que, enquanto discurso, reflete questões urgentes, como as chacinas cotidianas até o massacre estrutural da população negra no país.

Os espetáculos do festival também serão realizados em escolas e universidades e praças públicas ao longo do mês. Nesta quinta-feira (04/05), às 19h, na Escola Técnica Estadual de Teatro Martins Pena, no Centro, acontece a performance Repertório Nº 2, com os bailarinos Davi Pontes e Wallace Ferreira, que vem circulando mundo afora com esse trabalho.

Esse mesmo espetáculo será apresentado pela dupla no sábado (06/05), às 19h, no Sesc São Gonçalo. Na mesma unidade terá início a mostra audiovisual do festival com o lançamento do documentário Congar na quinta-feira (04/05), às 10h. O filme registrou a viagem do Reinado de Nossa Senhora do Jatobá, de BH para o Rio, para apresentação no festival, no ano passado. A obra mostra diferentes gerações da irmandade, que levam consigo os seus ritos e celebram juntos a fé, a memória e o tempo.

O documentário também será exibido no sábado (06/05), às 17h, no Arte Sesc, no Flamengo, Zona Sul do Rio.

O festival de dança O Corpo Negro começou no último sábado (29/04) e vai até 28 de maio com apresentação gratuita de espetáculos criados e executados por artistas negros e negras, selecionados por meio de um edital público. Além do Rio e de São Gonçalo, as atividades serão realizadas, ao longo do mês, nas cidades de Niterói, Nova Iguaçu, Nova Friburgo, Petrópolis e Volta Redonda.