Festival de Receitas do Sesc RJ no Cadeg vai premiar melhores pratos

0
110

Receitas criativas, saborosas e sustentáveis, com foco no aproveitamento integral dos alimentos, são o mote do 13º Festival de Receitas Sesc Mesa Brasil RJ, promovido pelo programa de combate à fome e ao desperdício da instituição e que acontecerá na próxima quinta-feira (07/12), das 9h às 17h, no Cadeg, em Benfica, Zona Norte do Rio. A entrada é gratuita.  

O público poderá degustar e votar em receitas criadas por crianças do Projeto Pequeno Gourmet, iniciativa do Mesa Brasil que promove a conscientização de crianças sobre bons hábitos alimentares e o desperdício de alimentos, e também por cozinheiras de instituições socioassistenciais apoiadas pelo programa e alunos do Projeto Redes Gastronômicas. Serão premiadas as três receitas mais bem avaliadas no concurso infantil e no adulto.  

A etapa com as receitas criadas pelas crianças vai acontecer pela manhã, a partir das 9h, e o público poderá degustar pratos como coxinha de casca de tangerina com frango, quibe de brócolis, hambúrguer com pão de beterraba, casca de banana e salada de alface e ketchup de morango, pastel de forno de inhame com frango, cenoura e abobrinha, e hot filadélfia.   

Já às 14h iniciará a etapa adulta do evento, com receitas de lasanha de casca de banana, pavê de beterraba com caramelo de manga, cheesecake de iogurte com cobertura de beterraba, minitortinha de caroço de jaca com recheio de abobrinha e berinjela, torta de legumes com proteína de soja.   

A programação terá ainda a apresentação de esquetes teatrais da Trupe Solidária, grupo formado por voluntários do Sesc Mesa Brasil RJ, que, desde 2006, aborda de forma lúdica a solidariedade, a importância e incentivo a bons hábitos alimentares, proporcionando momentos de lazer aos beneficiários das instituições cadastradas no programa, tendo em vista que o lazer é um direito social.  

Criado em comemoração ao Dia Mundial da Alimentação (16/10), o Festival de Receitas é resultado de um projeto do Sesc RJ, realizado ao longo do ano, que orienta cozinheiras de entidades socioassistenciais a utilizarem integralmente os alimentos que tradicionalmente são descartados, como talos, cascas e sementes.  

 

Livros de receitas  

Os pratos degustados durante o festival estarão na nova edição do livro de receitas “Pensando Dentro e Fora da Casca”, do Sesc Mesa Brasil RJ, que terá sua primeira edição voltada para o público infantil. As duas obras, em versão e-book, estarão disponíveis, em breve, para download no site sescrio.org.br  

 

1,4 mil toneladas de alimentos doados   

Há 23 anos o Sesc Mesa Brasil RJ atua por meio da coleta de alimentos excedentes ou fora dos padrões de comercialização, mas ainda próprios para o consumo, doados por empresas parceiras, que são distribuídos para organizações sociais de atendimento a pessoas em situação de vulnerabilidade.  

Somente de janeiro a outubro deste ano, o programa registrou cerca de 1,4 mil toneladas de alimentos arrecadados junto a 138 parceiros. Os donativos foram revertidos a 526 entidades socioassistenciais, que complementaram mais de 8 milhões de refeições, beneficiando cerca de 106 mil pessoas em todas as regiões do estado. 

 

SERVIÇO 

Festival de Receitas Sesc Mesa Brasil RJ 2023 

Sábado, 07/12, das 9h às 17h 

Cadeg – Mercado Municipal do Rio (Rua Capitão Félix 110, Benfica – Rio de Janeiro) 

Entrada gratuita 

 

PROGRAMAÇÃO   

Concurso infantil 

9h – Abertura 

9h05 – Apresentação da Trupe Solidária 

9h45 – Degustação das receitas 

10h15 – Avaliação dos jurados 

10h45 – Premiação 

 

Etapa adulto 

14h – Abertura 

14h10 – Apresentação da Trupe Solidária 

14h40 – Degustação do público 

15h10 – Degustação dos jurados 

15h40 – Avaliação dos jurados 

16h10 – Premiação