Final da Copa dos Refugiados e Imigrantes acontece neste sábado (01/04) no Aterro do Flamengo

0
329

Oito seleções se classificaram para os jogos finas da terceira edição da Copa dos Refugiados e Imigrantes: Angola, Colômbia, Haiti, Guiné-Bissau, Peru, República Democrática do Congo e Venezuela vão disputar o título do torneiro, cuja primeira etapa aconteceu no Aterro do Flamengo, em 25 de março. Neste sábado, 01 de abril, a bola rola novamente, nos campos 1 e 2 do Aterro do Flamengo, no bairro da Glória.

Organizada pela ONG Pacto Pelo Direito de Migrar – África do Coração (PDMIG), a Copa de 2022/2023 tem o apoio da Prefeitura do Rio, com as Secretarias Municipal de Cidadania (SECID), Secretaria de Esportes (SMEL), Secretaria de Assistência Social (SMAS), Gerência Executiva Local de Botafogo (Gel Botafogo), e do Serviço Social do Comércio (SESC – RJ), entre outros.

Os primeiros jogos, pelas quartas de final, terão início às 09h. Angola x Haiti se enfrentarão no campo 1 e Guiné-Bissau x Venezuela jogam no campo 2. Além da premiação, que inclui troféus e medalhas para os vencedores, artilheiro da competição e melhor goleiro, a Copa também busca promover a socialização, a resiliência e a construção de uma base de torcida leal pela causa da imigração e do refúgio.

Judlin Guerrer, 29 anos, jogador da equipe do Haiti é só empolgação para a reta final da Copa. Ele está no país há 7 anos, depois de uma temporada na República Dominicana. “No Brasil a vida está muito melhor. Aqui há mais respeito e possibilidades de trabalho”, afirmou o haitiano, antes de entrar em campo na primeira fase.

O evento abrigará também a feira multicultural Refúgio em Foco, com 20 barracas com opções de artesanato, gastronomia e arte, comandadas por empreendedores sociais imigrantes de vários países.

Equipe do Procon Carioca estará presente no local, para atendimento e orientações, no que se refere a demandas de consumo. É importante levar documentação pessoal e comprovantes de compras de produtos de serviços, como notas fiscais e boletos.

Equipe da Secretaria de Assistência Social também estará no local para orientações sobre serviços como o CAD Único.


Sobre a Copa dos Refugiados e Imigrantes

Lançada em 2014, a Copa dos Refugiados e Imigrantes ganhou visibilidade como um evento anual para homenagear aqueles que escolheram o Brasil como sua segunda casa. A iniciativa conta com o apoio das Agências das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) e para as Migrações (OIM), Ministério da Justiça (coordenador geral do Comitê Nacional para os Refugiados – CONARE), entre outras instituições, e se consolida como atividade de integração, inclusão social e espaço de confraternização para comunidades migrantes.


SERVIÇO

Copa dos Refugiados e Imigrantes

Datas 01/04

Local: Aterro do Flamengo, campos 1 e 2, em frente ao Teatro Prudential

Endereço: Rua do Russel, 804 – Glória, Rio de Janeiro – RJ

Horário: 09h às 17h


Fotos: Pedro Conforte/ Viva Rio e Prefeitura do Rio