Forró e cordel na Casa de Rui Barbosa

0
140

A Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB) recebe nesta quarta-feira (22/11), às 19h, o show “O Som do Cordel”, apresentado pelo forrozeiro e cordelista Marcus Lucenna. Ele cantará na companhia de alunos e egressos do Instituto Villa-Lobos, da UNIRIO. A atividade gratuita integra o 1º Congresso Brasileiro de Literatura de Cordel, que reúne, até quinta-feira (23), autoridades, poetas, cantadores e estudiosos para debater essa manifestação artística, que é Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro registrado no Iphan. Mais informações podem ser obtidas no site doity.com.br/congressobrasileirocordel 

Juntos, Marcus Lucenna e o grupo apresentarão músicas que têm afinidade com as temáticas abordadas na literatura de cordel. Estão incluídas aí músicas autorais do forrozeiro e composições criadas a partir de poemas de artistas que vão de Patativa do Assaré a Chico Buarque. “Pavão Misteryoso”, “O Salvador Daqui”, “Mulher Nova Bonita e Carinhosa”, “Espelho cristalino”, “Canção da Floresta” estão entre os destaques. 

A equipe de músicos é composta por Xandão Viana (sopros: flauta e sax soprano), Daniel Esperança (acordeão), Thiago Pires (viola caipira), Filipe Sousa (violão), Lourenço Matheus (contrabaixo acústico), Rohl Martinez (percussão) e Júlia Rodrigues (bateria). Quem assina a direção musical e os arranjos é Lourenço Matheus, e a direção artística, Crispiniano Netto.

 

Exposição do acervo raro de cordeis

Além do show, o Congresso tem em sua programação debates, aulas-espetáculo e palestras. O público visitante pode ainda apreciar uma exposição com o acervo de cordel da FCRB, considerado um dos mais importantes do gênero, composto por cerca de 9 mil folhetos. Destaque para as obras de Leandro Gomes de Barros, considerado o autor e editor do primeiro folheto de cordel impresso, além de publicações de outros poetas como Azulão e Raimundo Santa Helena. 

O evento é uma realização da Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB) em parceria com a Secretaria de Formação, Livro e Leitura e a Secretaria de Cidadania e Diversidade Cultural do Ministério da Cultura. 

 

SERVIÇO

1º Congresso Brasileiro de Literatura de Cordel

21 a 23 de novembro de 2023

Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB)

Rua São Clemente, 134 – Botafogo – Rio de Janeiro/ RJ

Inscrições: doity.com.br/congressobrasileirocordel

Informações: [email protected]

Show “O Som do Cordel”

Marcus Lucenna e músicos do Instituto Villa-Lobos

Dia 22/11 – 19h

Grátis