Secretaria Municipal de Políticas e Promoção da Mulher faz tributo a Elza Soares em equipamento municipal que leva o nome da cantora

0
141

Para homenagear a cantora Elza Soares, que teria feito aniversário no dia 23 de junho, a Secretaria de Políticas e Promoção da Mulher organizou um tributo à artista nesta terça-feira (27/06),  na Casa da Mulher Carioca que leva o nome da estrela, falecida em janeiro do ano passado.

O evento contou com roda de conversas com músicas e exibição do documentário da cantora, reforçando toda a luta e a trajetória de vida dela. A Secretária da Mulher, Joyce Trindade, esteve presente na ação, junto com assistidas da Casa da Mulher Carioca Elza Soares.

De acordo com a secretária, o legado de Elza Soares é eterno, e sua vida inspirou muitas mulheres:

– Tenho orgulho e honra de ter inaugurado um equipamento, por meio da Secretaria da Mulher, que leva o seu nome e atua em prol de tantas mulheres, a nossa Casa da Mulher Carioca Elza Soares.

O nome da Casa da Mulher Carioca Elza Soares é uma homenagem à cantora, nascida e criada em Padre Miguel. Elza se tornou um símbolo de resistência à violência doméstica e a preconceitos raciais e sociais. A Casa da Mulher Carioca Elza Soares foi inaugurada em outubro de 2022 e oferece cursos e oficinas de capacitação gratuitos, além de atendimento psicológico e orientação jurídica para mulheres em situação de violência doméstica.

A Casa da Mulher Carioca Elza Soares é uma das três mantidas pela Prefeitura do Rio. As casas são equipamentos de acolhimento, enfrentamento à violência contra a mulher e capacitação para retorno ao mercado de trabalho e para o empreendedorismo.

Além da Casa Elza, em Padre Miguel, a Secretaria da Mulher mantém uma em Madureira, Casa da Mulher Carioca Tia Doca, e outra em Realengo, que é a Casa da Mulher Carioca Dinah Coutinho. 

De 2021 até o momento, mais de 180 mil mulheres já foram atendidas e passaram pelos equipamentos da Secretaria da Mulher, para a quebra do ciclo da violência. Apenas com o Cartão Mulher Carioca (auxílio financeiro emergencial) mais de R$ 1,5 milhão foi investido para a manutenção do serviço. A previsão de gastos até o final de 2024 é de mais de R$ 3 milhões.