II FLIRENA – Festa Literária do Renascença Clube

0
264

Após o sucesso alcançado no ano passado, o Renascença Clube conquista a parceria da Secretaria Municipal de Educação na segunda edição da FLRENA – Festa Literária do Renascença, que acontece no período de 06 a 08/10, das 10h às 22h, na sede do Clube, sito à Rua Barão de São Francisco nº 54, no bairro do Andaraí. A proposta é a mesma da primeira edição: reunir, em um mesmo evento, escritores, poetas, educadores, sambistas e empreendedores que se interessem pela cultura afro-brasileira. 

A escolha de Joel Rufino dos Santos para ser homenageado na II FLIRENA se deve ao seu engajamento à causa negra e a sua trajetória como historiador, romancista e intelectual que teve seus trabalhos censurados pela ditadura de 1964. Rufino é referência no pensamento e na luta por justiça social, pelo fim dos preconceitos e pela defesa da cultura popular brasileira. 

No primeiro dia de evento, a Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro irá proporcionar ao público presente e aos mil estudantes, da educação infantil ao ensino fundamental, da rede pública de ensino, atividades como oficinas de criação poética, contação de histórias afro e indígenas, rodas de conversa, confecção de coroas, entre outras ligadas à ancestralidade e à importância histórica do negro no processo sociocultural brasileiro. Também serão distribuídos absorventes íntimos para todas as alunas da rede municipal de educação presentes ao evento.

Durante os três dias de FLIRENA, a programação variada  promete agradar a todos os gostos e idades. O principal objetivo dessa festa é a valorização da cultura negra em suas mais variadas vertentes, apostando na diversidade cultural. Além da literatura, com espaço para escritores, editoras e livrarias exporem as suas obras, assim como estandes para lançamentos de livros, dando visibilidade aos novos autores de publicações sobre a cultura afrodescendente, a programação engloba gastronomia com comida afro-brasileira, rodas de leitura e conversa, oficinas, debates, entrevistas com escritores e as tradicionais rodas de samba do Renascença.

Com a FLIRENA, o Renascença Clube, considerado um dos últimos quilombos urbanos da Cidade do Rio de Janeiro, traz à nossa cidade uma forma de incentivo à leitura sob a perspectiva do letramento preto antirracista ressaltando a cultura afro-brasileira como constituinte e formadora da sociedade brasileira, na qual os negros são considerados como sujeitos históricos, valorizando-se, o pensamento e as ideias de intelectuais negros brasileiros, a cultura e até as religiões de matrizes africanas. 

 

SERVIÇO

 II FLIRENA

Período: 06/10 a 08/10

Horário: 10h às 22h

Local: Renascença Clube (Rua Barão de São Francisco, 54 – Andaraí – Rio de Janeiro)

Censura Livre (menores só acompanhados dos responsáveis)

ENTRADA FRANCA