Indústria fluminense inicia 2022 otimista, destaca Firjan

0
597

O Índice de Confiança do Empresário Industrial Fluminense (ICEI-RJ) registrou 53 pontos em janeiro. Esse resultado ainda indica otimismo por parte dos industriais fluminenses, superando a média histórica do ICEI-RJ (51,5 pontos). Mas também reflete uma queda na percepção quanto às condições atuais diante do aumento expressivo dos casos de Covid-19 no mês de janeiro, derivados da nova variante e da incerteza que ainda permeia o cenário econômico. A análise é da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan). 

Porém, são as expectativas positivas para os próximos seis meses que mantêm a confiança do setor industrial fluminense. O Índice de Expectativas manteve-se acima da linha dos 50 pontos, com 56,7 pontos em janeiro. As perspectivas positivas foram sustentadas, em especial, pela confiança na situação das próprias empresas fluminenses (59,8 pontos); enquanto as expectativas em relação à economia brasileira (50,8) e ao estado (50,3) ficaram próximos dos 50 pontos. 

“As cadeias de valor seguem desestabilizadas e as incertezas ainda são inúmeras. Porém, o otimismo que o empresário industrial fluminense ainda demonstra, reflete a sua resiliência. Precisamos minimizar ao máximo as turbulências de um ano eleitoral e seguir trabalhando para a melhoria do ambiente de negócios tanto do Rio de Janeiro quanto do Brasil”, afirma o presidente do Conselho Empresarial de Economia da Firjan, Rodrigo Santiago. 

Acesse os dados completos do ICEI-RJ de janeiro em: https://www.firjan.com.br/publicacoes/publicacoes-de-economia/indice-de-confianca-do-empresario-industrial-fluminense-2.htm

 

Sondagem Industrial Regional fluminense diminui no 4o trimestre 2021

No 4º trimestre de 2021, a indústria do Rio de Janeiro reduziu seu volume de produção e número de empregados, em linha com o observado nos últimos anos. Porém, se deu de forma mais intensa que o registrado em 2020. Os dados constam da Sondagem Industrial Regional fluminense, produzida pela Firjan. 

O Volume de Produção da Sondagem Industrial fluminense encerrou 2021 assinalando 45,4 pontos (valores acima de 50 pontos indicam aumento e abaixo de 50 pontos indicam queda da produção). O recuo foi sentido por empresas de todos os portes, sendo de forma mais intensa nas grandes indústrias. Também o indicador de número de empregados reduziu ao longo do quarto trimestre e atingiu, em dezembro, o pior desempenho do ano: 48 pontos. 

Já a “falta ou alto custo da matéria-prima” continua sendo o problema mais citado pelos industriais fluminenses, no último trimestre de 2021. Mas, mesmo assim, o percentual de industriais (49,8%) que lista esses entraves indica que o problema tem afetado, gradativamente, menos empresas no estado. No auge da pandemia, no primeiro trimestre de 2021, 60,7% apontavam o problema; e no terceiro trimestre de 2021, 54,2% empresários fluminenses eram afetados pela falta de matéria-prima.

 

Indústria fluminense segue otimista, mas ajusta as expectativas

Os empresários industriais encerraram 2021 otimistas, mantendo a tendência observada ao longo do ano, mas ajustaram suas expectativas em relação ao observado no terceiro trimestre do ano. As expectativas de crescimento para a demanda por produtos e compras de matéria-prima vieram positivas, ainda que em menor intensidade frente ao trimestre passado. 

Para as exportações, os industriais elevaram suas expectativas em relação à última divulgação da pesquisa, melhorando suas perspectivas otimistas. Todos os indicadores de expectativas estão acima da média histórica e traçam um quadro favorável para a indústria do estado do Rio de Janeiro nos próximos meses. 

Em contrapartida, os empresários fluminenses mostraram-se reticentes quanto à realização de investimentos nos próximos seis meses. Entretanto, o indicador de intenção de investimentos se aproximou da linha dos 50 pontos no último mês, indicando uma mudança de postura da indústria fluminense nos próximos meses. 

Acesse os dados completos da Sondagem Industrial fluminense em https://www.firjan.com.br/publicacoes/publicacoes-de-economia/sondagem-industrial-do-rio-de-janeiro.htm