Livros sobre temas históricos são lançados no Rio de Janeiro

0
625

A Editora Proprietas promove no dia 25 de julho o lançamento nacional de dez livros com temática histórica. O lançamento se dará na Blooks Livraria, localizada na praia de Botafogo, 316 (Espaço Itaú de Cinema), às 18h. A entrada no evento é gratuita.

Entre os títulos que serão apresentados ao público, “Ossos queimados: uma octogenária do Brasil penitenciada em Lisboa”; “Fundação e extinção do Santo Ofício Português”; “Denunciações da segunda visitação”; e “Notícias recônditas” integram a coleção “A Santa Inquisição em Portugal”, organizada por Ronaldo Vainfas e Angelo Assis. Os quatro volumes da coleção foram inspirados nos 200 anos da extinção do Tribunal do Santo Ofício em Portugal e cada livro oferta documentos relevantes para compreender a época.

Os outros seis livros, também inéditos no país, são:

“A confissão pelo avesso: sacramento da penitência e assédio sexual a mulheres no Brasil setecentista”, de autoria de Lana Lage;
“A independência narrada: introdução à história da historiografia do Brasil”, por Valdei Araújo;
“D. João VI: um rei e muitas controvérsias”, por Ismênia Martins;
“Em terras estranhas: conflitos, propriedades e estrangeiros no Brasil”, de Márcia Motta e Marcos Stein;
“Senhorios Coloniais: direitos e chicanas forenses na formação da propriedade na América Portuguesa”, por Carmen Alveal; e
“Terras de Carlota”, de Márcia Motta.
Todas as obras são resultado de pesquisas desenvolvidas por historiadores, abordam temas diversificados, caros e, até mesmo, delicados ao campo da História, e pretendem ampliar o debate sobre questões que muitas vezes ficam restritas ao universo acadêmico.

O lançamento das obras conta com apoio da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ).

Na noite do evento, também estarão disponíveis ao público três obras com assinatura da Editora Proprietas e datadas de 2021: “História e parceria”, segunda edição de uma coletânea de textos que aproximam a História de outros campos do conhecimento; “Entre fronteiras: posses e terras indígenas nos sertões”, que traz todo o universo da ocupação dos sertões do Rio de Janeiro; e a edição de “Triste fim de Policarpo Quaresma”, célebre romance de Lima Barreto que conta com apresentação de Denilson Botelho.

 

SOBRE A EDITORA PROPRIETAS – Com atuação em Portugal e no Brasil, tem como missão promover a cultura e o pensamento crítico através da produção de livros de artes, ciências humanas e da natureza aos falantes da língua portuguesa. A Editora é fruto do INCT Proprietas – Programa Institutos Nacionais de Ciência, Tecnologia e Inovação.

Para entrar em contato e obter mais informações, ligue (21) 98382.9833 ou envie e-mail para [email protected], aos cuidados de Alan Dutra. 

 

Serviço

Lançamento de livros da editora Proprietas com temática histórica.

25 de julho (segunda-feira), às 18h.

Blooks Livraria – Praia de Botafogo, 316 (Espaço Itaú de Cinema) – Botafogo – Rio de Janeiro

Evento gratuito.