Maior Conferência Estadual de Cultura da história do Rio de Janeiro se encerra

0
80

Após três dias de debates em prol da política cultural fluminense, a 5ª Conferência Estadual de Cultura do Rio de Janeiro chegou ao fim. No último dia de encontro, realizado nesta quinta-feira (25/01), na UERJ – Maracanã, foram eleitos os delegados que vão representar o estado na 4ª Conferência Nacional de Cultura, que acontecerá entre os dias 4 e 8 de março, em Brasília. O evento foi realizado pela Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (Sececrj).

“Foram três dias de intensa escuta e participação popular, com a sensação de dever cumprido. Entregamos uma das maiores conferências do país, garantindo logística, alimentação, acolhimento e sempre buscando o diálogo, nosso grande norte. Fica o sentimento de gratidão a cada pessoa envolvida neste processo”, afirma a secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, Danielle Barros.

A abertura, na terça-feira, no Teatro Riachuelo – Lapa, contou com participação do Ministério da Cultura (MinC) e do Fórum de Secretários e apresentação da Orquestra Harmônicos de Conservatória, que atua com educação musical para crianças e jovens das comunidades do distrito de Valença, no Sul do Estado. A cantora Juliana acompanhou o grupo. Durante o dia, foi feita a leitura e aprovação do regimento interno, com participação ativa dos delegados estaduais, que destacaram suas ideias e propostas.

Os dois encontros seguintes aconteceram na UERJ. Primeiro, na quarta-feira, os grupos de trabalhos foram divididos, de acordo com os eixos e segmentos, para discutir os rumos da cultura fluminense. O bloco Loucura Suburbana ficou responsável pela apresentação artística do dia. Já na quinta-feira, os participantes debateram as propostas que serão levadas à Conferência Nacional e realizaram a eleição dos delegados que representarão o estado do Rio de Janeiro. O Jongo da Serrinha fechou as atividades com uma grande apresentação de música e dança.


Etapas do processo

Foram realizadas 65 conferências municipais no ano passado e 3 intermunicipais, com o objetivo de mobilizar agentes culturais em todo o Estado, resultando em mais de 90% de adesão dos municípios participando do processo inicial, um marco histórico para o Estado do Rio. Em dezembro, a primeira etapa, de forma on-line, foi realizada e contou com três dias de diálogos temáticos abertos ao público, com transmissão ao vivo pelo YouTube.

A etapa presencial recebeu mais de 700 profissionais da cultura e determinou as ações que serão realizadas pelos próximos dois anos. O evento traçou diretrizes para a criação de políticas públicas que beneficiem várias áreas no setor cultural, como literatura, teatro, circo, dança, artes visuais, música, cultura tradicional, popular e indígena, audiovisual, museu e patrimônio cultural. As demandas locais, definidas no evento, serão apresentadas na 4ª Conferência Nacional de Cultura, que será realizada em março, após 10 anos de hiato.


Fotos: Leonardo Ferraz.