Março Violeta vai abordar luta contra a discriminação racial – Angra dos Reis

0
245

O Dia Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial em Angra dos Reis será marcado por uma série de atividades no “21 das Pretas”. A programação acontece na próxima terça-feira, 21 de março, a partir das 9h, com uma caminhada com concentração na Praça General Osório, no Centro da cidade. Logo depois, a Casa Larangeiras recebe uma roda de conversa com o tema: “A Identidade da Mulher Preta na Sociedade Racista”. Oficinas gratuitas também serão oferecidas no espaço cultural.

A Coordenação Técnica das Comunidades Tradicionais da Secretaria de Desenvolvimento Social e Promoção da Cidadania espera que um grande público participe da atividade, para que haja maior conscientização sobre o tema.

O Dia de Conscientização contra a Discriminação Racial surgiu em 1960, na África do Sul, quando 20 mil negros protestaram contra uma lei que limitava os lugares por onde eles podiam circular. A manifestação era pacífica, mas tropas do exército atiram contra a multidão. Cerca de 68 pessoas morreram e outras 189 ficaram feridas na cidade de Johannesburg, apenas por terem saído às ruas, pacificamente, para reivindicar a extinção da lei do passe, que obrigava os negros a portarem cartões como registro dos locais por onde lhe era permitido circular. Essa data ficou conhecida como o massacre de Shaperville. Em memória à essa tragédia, a Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu o 21 de março como o Dia Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial.


PROGRAMAÇÃO:

TERÇA-FEIRA (21/03)
– 9h – Caminhada – Praça General Osório, Centro
– 10h – Roda de Conversa na Casa Larangeiras
Tema: (A Identidade da Mulher Preta na Sociedade Racista)
Palestrante: Dra Cristina Moraes / Juliana Sampaio
– 11h – Oficinas:
– Nagô
– Conceito de Jongo
– Culinária Quilombola
12h – Música ao vivo – Dany Câmara (voz e violão)