Ópera Comentada com o Maestro Ricardo Rocha em janeiro no Baukurs

0
270

Ópera Comentada com o Maestro Ricardo Rocha em janeiro no Baukurs (RJ)O curso de ÓPERA COMENTADA, do maestro Ricardo Rocha, será realizado no Centro Cultural Baukurs, em Botafogo, no Rio de Janeiro, com o objetivo não apenas de iniciar leigos no instigante reino dessa manifestação artística plural para a formação de novas plateias, mas também trazer informações históricas, estéticas e estilísticas de cada obra aos conhecedores do gênero, assim como apresentar biografias de cada compositor e a análise detalhada de seu libreto. Organizado em três blocos independentes, o conteúdo sempre é apresentado com a análise, a explicação e o contexto histórico em que foi escrita a obra.

As aulas iniciaram em 2022 com o módulo Ópera Italiana, origem do gênero em si, e suas principais expressões, como a Trágica (drama), a Cômica (‘buffa ‘) e a Verista (‘ realista ‘). Em 2023, será a vez da Ópera Francesa e Alemã. O Bloco II relativo à Ópera Francesa, acontecerá entre 20 de janeiro e 10 de fevereiro, encerrando com o terceiro e último bloco em março, destacando a Ópera Alemã.

 

ORIGEM E DEFINIÇÃO

A Ópera é um gênero artístico exclusivo e extraordinário produzido pela civilização ocidental, capaz de reunir teatro, literatura, cenografia, dança e outras manifestações em perfeita simbiose com a música que representa os afetos da poesia e da palavra através do canto, numa relação funcional de mútuo proveito, como organismos que interagem harmônica e produtivamente entre si.

Quem não a conhece, pergunta se este gênero é teatro musicado ou música encenada. A resposta é simples. Pela origem do nome, Ópera é uma palavra italiana que significa ‘obra’, que por sua vez vem do latim ‘opus’, cujo plural é… ‘opera’. Assim, Ópera é arte plural na qual a música é uma protagonista que até se sustenta sozinha em concerto, mas que, não fosse o suporte de outras artes, não passaria de um oratório ou uma cantata profana com narração cantada.

 

Maestro Ricardo Rocha

Ricardo Rocha é atualmente um dos regentes mais renomados do Brasil. Pós-graduado pela Escola Superior de Música da Universidade de Karlsruhe como Kapellmeister (Maestro de ópera e concertos sinfônicos), o mais alto título em Regência em países de língua alemã, é também mestre em Regência pela Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Na Alemanha, ao longo de 11 anos, criou o ciclo “Brasilianische Musik im Konzert” para a difusão da música de concerto brasileira, à frente de orquestras como a Sinfônica de Bamberg, as Filarmônicas da Turíngia e de Südwestfallen e a Sinfônica de Baden-Baden.

No Brasil, Rocha foi regente titular da Orquestra Sinfônica da Universidade Federal de Mato Grosso (1992-94) e da Orquestra Sinfônica e Coro Estável da Escola de Música da Universidade Federal de Minas Gerais (1994-96), onde também foi professor de Regência. Como convidado, regeu grandes orquestras brasileiras como a OSB, OSTMSP, OSMG, OPES, OSN-UFF, OSBJ e a OJB -Orquestra Jovem do Brasil, com a qual executou a Nona Sinfonia de Beethoven pelos 20 anos da Queda do Muro de Berlim.

É autor dos livros “Regência, uma arte complexa ” (2004) e o atlas “As Nove Sinfonias de Beethoven – uma Análise Estrutural” (2013)

Em meio à pandemia do Covid 19 foi contemplado por diferentes editais musicais, como Itaú Cultural e Lei Aldir Blanc, Secretaria Estadual de Cultura RJ, através da qual publicou três vídeos com reflexões sobre Cultura, Arte e Música.

Rocha é também Comendador pelo Poder Judiciário (Ordem São José Operário do Mérito Judiciário do Trabalho, TRT da 23ª. Região) desde 1994.

ÓPERA FRANCESA – Títulos abordados:

CARMEM, Georges BIZET (20/01 – 23/01)

DON QUICHOTTE, Jules MASSENET (27/01-30/02)

A DANAÇÃO DE FAUSTO, Hector BERLIOZ (03/02 – 06/02)

L’ENFANT ET LES SORTILÈGES, Maurice RAVEL (10/02)

SERVIÇO:

ÓPERA FRANCESA com o Maestro Ricardo Rocha

Local: Baukurs Botafogo – Rua Goethe, nº 15 – Botafogo – Rio de Janeiro

Aulas: Sextas e Segundas, de 20/01 a 10/02

Horário: 19h às 21h

Investimento total do curso: – R$ 560,00

– bolsas especiais: R$ 230,00 aos primeiros quatro profissionais e estudantes de música

Mais informações: Secretaria Baukurs – (21) 99411-8480 ou através do e-mail [email protected]