Os 95 anos da Escola Estadual de Dança Maria Olenewa – Uma escola para a vida

0
592

A Escola Estadual de Dança Maria Olenewa está de aniversário. São 95 anos, completados no dia 27 de abril, dedicados à arte do movimento. Arte que vai muito além das pirouettes e dos fouettés. É um lugar onde a formação do bailarino pulsa bem forte.

Quem entra na EEDMO, durante nove anos, descobre um mundo de possibilidades, conhece os grandes nomes e histórias da dança no Brasil e os gênios internacionais que marcaram o passado, além dos maiores talentos atuantes dos palcos.

Para mergulhar no universo da dança, é necessário ter alguns requisitos: o talento, a disciplina, o comprometimento, a responsabilidade, a dedicação, a sensibilidade e o amor à arte.

A Maria Olenewa, que fica dentro do Theatro Municipal, é uma das melhores escolas formadoras de bailarinos, sendo a mais antiga escola de danças do país e a primeira a ser mantida por órgão público (Governo Estadual).

Desde 1927, a EEDMO vem desenvolvendo um trabalho de qualidade, reconhecido em todo o mundo, tendo sido responsável pela formação de artistas/bailarinos de projeção nacional e internacional como: os atuais primeiros bailarinos do Ballet do Theatro Municipal: Claudia Mota, Cicero Gomes, Marcia Jaqueline, além de vários solistas e bailarinos do corpo de baile do TMRJ como: Juliana Valadão, Rachel Ribeiro, Priscila Mota, Anderson Dionisio, entre muitos outros.

Diversos nomes de ex-alunos são reverenciados tanto em nosso país como no mundo, dentre eles: Márcia Haydée, Isabel Seabra,Tamara Capeller, Bertha Rosanova, Madeleine Rosay, Addy Ador, Dennis Gray, Eleonora Oliosi, Irene Orazem, Nora Esteves, Mercedes Baptista, Edmundo Carijó, Ruth Lima, Cristina Martinelli, Aurea Hammerli, Tereza Augusta,Roberta Marques, Leticia Oliveira e Leticia Stock.

O currículo desenvolvido pela escola abrange: Dança Caráter, Repertório, Pas de Deux, Composição, Dança Contemporânea, Música, História da Arte, História da Dança, Terminologia, Comportamento e Atitude profissional. O objetivo da EEDMO é valorizar a formação integral do aluno para que ele se posicione enquanto sujeito crítico e consciente na sociedade. A formação dos alunos é gratuita. As inscrições acontecem todo o ano em outubro e o teste de aptidão, em fevereiro. É uma ótima oportunidade para quem deseja se profissionalizar.

O título da comemoração deste ano – “Uma escola para a vida”, representa a trajetória e a representatividade de cada um que esteve ou vive neste ambiente de laços afetivos. 

“Os alunos e alunas podem perceber essa assertiva ao caminhar pelos corredores do Theatro Municipal quando encontram com bailarinos e professores profissionais que um dia passaram pela EEDMO e sempre podem trocar experiências de momentos inesquecíveis que viveram nos tempos de estudantes. Acreditamos que este seja o maior tesouro produzido e acalentado pela escola e que nos mostra o verdadeiro sentido da tradição” – ressalta o professor e pesquisador da EEDMO, Paulo Melgaço.

Na data do aniversário, a partir das 18h, na Sala Mário Tavares, haverá a apresentação de alunas que será transmitida, ao vivo, nas redes oficiais do Theatro e da Maria Olenewa. Em seguida, professoras que entraram na escola com 10,12 anos de idade, se formaram, seguiram carreira e retornaram à escola para formar novas gerações de bailarinos, vão participar de uma conversa informal. Serão bailarinas formadas em diferentes décadas, dos anos de 1970 até o início dos anos 2000, como a professora Paula Albuquerque que em 2022 comemora 30 anos de trabalho ininterrupto em prol da formação de jovens bailarinas. Haverá também um bate-papo com a Lizzia Duarte, autora do livro “Como sofre a mãe de bailarina”. Ela poderá contar para as mães e pais presentes sobre a importância do apoio neste processo de formação das crianças.

 

Sobre Maria Olenewa

A bailarina russa estreou na Ópera de Zemin, logo após ingressou na Cia de Anna Pavlova onde se tornou primeira bailarina. Contratada por Leonide Massine, excursionou por diversos países da América do Sul, tendo se apresentado no Brasil em 1921. No Brasil, estabeleceu-se em 1927, fundando a primeira escola profissionalizante de ballet: A Escola de Danças Clássicas do Theatro Municipal do Rio de Janeiro (atual EEDMO), oficializada em 1931. Assim, uma geração pioneira de bailarinos foi formada, tornando possível a criação do Corpo de Baile do Theatro Municipal, em 1936. Maria Olenewa deixou o Rio de Janeiro em 1943 para assumir o cargo de diretora da Escola Municipal de Bailados em São Paulo. No Rio de Janeiro, a Escola de Danças Clássicas do Theatro Municipal recebeu seu nome em 1982, tornando-se: Escola Estadual de Dança Maria Olenewa. Sua biografia integra a série memória do Theatro Municipal – lançada em 2001 – Maria Olenewa: a sacerdotisa do ritmo, de Adriana Pavlova.

 

Serviço:

Escola Estadual de Dança Maria Olenewa: 95 anos

Uma escola para a vida

Formatura 2022

Local: Sala Mário Tavares

Endereço: Av. Almirante Barroso, 14/16 – – anexo TMRJ

Data: 27/04 – quarta-feira

Horário: às 18h

Gratuito

O evento terá transmissão ao vivo pelas redes sociais oficiais do TMRJ e EEDMO.