Programa Pulsar está de volta em 2019

0
1672

No dia 04/05 começam as aulas da 3ª edição do Programa Pulsar, um curso teórico e prático com a proposta de fornecer elementos necessários para que profissionais possam desenvolver uma atuação inclusiva na área da educação, esporte e saúde. O projeto foi idealizado pela Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha do Rio de Janeiro (AHK Rio) em 2016, como legado educacional dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos 2016. Com parceria do Instituto Superar, da Universidade Alemã de Esportes de Colônia (Deutsche Sporthochschule Köln) e da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, neste ano o Pulsar será iniciado com uma turma de 30 alunos da Rural com interesse na área da inclusão.

Ao longo de 2019 duas turmas serão formadas com o objetivo de discutir conceitos sobre educação inclusiva, acessibilidade, paradesporto, inclusão, diversidade, legislação para PcDs, saúde e bem-estar. O projeto é voltado para profissionais das áreas de educação, educação física, educação do campo e afins, como psicologia, fisioterapia, pedagogia, nutrição e enfermagem.

Em dois anos, o Pulsar qualificou aproximadamente 100 profissionais, e com o intuito de expandir a experiência, o programa foi apresentado e aprovado pela Lei Federal de Incentivo ao Esporte.

O PULSAR nasceu e foi realizado em 2016 e 2017 e promove o intercâmbio educacional Brasil-Alemanha e a parceria das cidades irmãs Rio de Janeiro e Colônia. 2018 foi um ano de planejamento e atualização do programa, o que resultou em uma nova proposta para o ano de 2019.

O programa só é possível devido à proposta colaborativa entre o Instituto Superar, com sua expertise na área da inclusão e na formação de professores no Brasil, a Câmara Brasil-Alemanha do Rio de Janeiro, idealizadora do projeto, a Deutsche Sporthochschule Köln, instituição de renome na área da inclusão e na formação de professores na Alemanha, que irá chancelar o curso, e esse ano a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, que ofereceu o espaço para execução da primeira turma, e os patrocinadores do projeto: Equinor, Instituto Lojas Renner, Machado Meyer, Localiza e Thyssenkrupp.