Regularização de atividades esportivas na orla é pauta de encontro com secretário de Sergipe

0
333

O Secretário Municipal de Esporte do Rio de Janeiro, Guilherme Schleder, recebeu na manhã desta quinta-feira (24/08) o ex-jogador e atual Secretário Executivo de Esportes do Sergipe, Washington ‘Coração Valente’. Na pauta, o trabalho de regularização das atividades esportivas em toda a orla do Rio, desenvolvido pela SMEL desde o começo de 2021.

O ex-atleta, que veio ao Rio para os Jogos Mundiais Escolares 2023, incluiu o encontro na agenda para conhecer melhor o modelo de sucesso de ordenamento das praias, a partir da criação do Comitê de Qualificação do Espaços Públicos para a Prática Desportiva e de Lazer.

Além da Smel, o Comitê (criado em abril de 2021) conta ainda com profissionais da SEOP, Guarda Municipal e subprefeituras. A ideia surgiu a partir do contato do secretário de esportes, Guilherme Schleder, com professores, alunos e moradores dos locais onde havia espaços ocupados sem ordenamento. 

Com o Comitê, o alvará passou a ser único, ou seja, a pessoa que tem o alvará está autorizada a usar um determinado espaço, com horários estabelecidos.  

“Existia muita dúvida nessa questão da regularização, porque o alvará não era único. Ouvimos a população, tentamos entender cada situação e partimos para a unificação. Hoje, o modelo já está consolidado e estou muito feliz com os resultados. Conseguimos ordenar as atividades, que era um pedido não só de professores e alunos, mas também dos frequentadores das praias. E ainda foram gerados empregos diretos e indiretos. O esporte ao ar livre está cada vez mais consolidado na cidade do Rio de Janeiro”, destaca Guilherme Schleder. 

Até o final de 2022, mais de 400 alvarás foram emitidos. O esporte ao ar livre virou uma realidade pós-pandemia e os números comprovam que a prática também se transformou em fonte de renda. Hoje, essa regularização atinge mais de 15 mil pessoas direta ou indiretamente e com mais de 800 empregos sendo gerados ou preservados. 

“Sempre é importante a troca de experiências e hoje conseguimos falar de ideias, soluções e pontos em comum. A vocação para o esporte que o Rio de Janeiro possui é conhecida em todo o mundo. E, agora, o trabalho realizado pelo Guilherme, organizando toda a orla, também vai servir de referência para outras cidades e estados. Morei aqui por anos e agora tenho a oportunidade de compartilhar ideias com a equipe da Secretaria do município do Rio e também falar sobre o trabalho que fazemos em Sergipe. Que possamos avançar nas pautas e crescer juntos!”, destacou Washington. 

Em 2023 , já foram entregues mais de 200 alvarás para atividades na Zona Sul – Flamengo, Botafogo, Urca, Leme, Copacabana, Ipanema e Leblon – e na Barra da Tijuca. A expectativa da Secretaria Municipal de Esportes é que os 400 alvarás emitidos em 2022 sejam superados.