Rio Artes 2024: a celebração da economia criativa no coração do Rio de Janeiro

0
50

No Estado do Rio de Janeiro, berço da criatividade e da inovação, a Rio Artes 2024 irá desembarcar com força total, prometendo impulsionar a economia criativa da região. Com o objetivo de fomentar modelos de negócio e gestão originados do conhecimento e criatividade, a feira se destaca como um catalisador de trabalho e renda, consolidando o estado como líder nesse setor. 

A Rio Artes, principal feira de capacitação e negócios do setor de economia criativa do Rio, chega a sua 16ª edição. O evento acontecerá de 24 a 28 de abril no Centro de Convenções Expomag, na Cidade Nova (Centro, RJ). Neste ano, com o novo reposicionamento da marca, a feira aborda de forma abrangente a economia criativa nacional, trazendo questões de artesanato, moda, decoração, saúde, gastronomia, sem deixar de lado os pilares de gestão do empreendedorismo e expressão cultural como contexto principal. 

De acordo com levantamento feito pelo Observatório Nacional da Indústria (ONI), núcleo de inteligência e análise de dados da Confederação Nacional da Indústria (CNI), um milhão de novos empregos serão gerados pela economia criativa até 2030, elevando, em consequência, a atual participação de 3,11% do setor no Produto Interno Bruto (PIB, a soma de todos os bens e serviços fabricados no país). A economia criativa emprega hoje 7,4 milhões de trabalhadores no Brasil, segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD contínua), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), para o 4º trimestre de 2022. O volume pode subir para 8,4 milhões em 2030.

Atrações para toda a família

A feira é destinada a um público diversificado, oferecendo cursos também para as mentes mais jovens, a partir de 8 anos. Fechando parceria com o Clube Empreendedor Brasil, a Rio Artes 2024 será palco de cursos de empreendedorismo. Além disso, o banco social parceiro, ACREDITA, estará presente, oferecendo empréstimos e um sistema de seleção que visa impulsionar futuros negócios, demonstrando que estão mais interessados no potencial do que no passado dos empreendedores. 

Com foco em gerenciamento de negócios, o SEBRAE contará com espaço destinado a atendimento ao público que busca informações sobre gestão, além de palestras temáticas de desenvolvimento de empreendedorismo.

A feira mantém seu compromisso com a capacitação, continuando a ser uma referência nesse aspecto. Na moda, identificou-se uma carência de costureiras, e em parceria com o SENAI CETIQT, serão oferecidos cursos para buscar suprir essa demanda. Além disso, o Senac estará presente com espaço de capacitação, oferecendo oficinas de gastronomia, consultoria de moda e massoterapia. 

Pela primeira vez, a Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro vai estar presente na Feira, com espaço de exposições e curso de artesanato, representada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico Solidário. 

Na saúde, um polo de beleza em Caxias pela Faetec oferecerá cursos de estética e beleza. Além disso, a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado do Rio de Janeiro vai marcar presença com espaço dedicado à exposição de peças de artesanato cultural de todo o Estado, e apresentações de atrações culturais, danças e músicas no Palco das Artes. Já a Escola da Cultura, projeto da Secretaria de Cultura, vai promover oficinas técnicas para jovens e adultos. 

Nos dias 24,26 27 e 28 de abril, a partir das 18h, o Sesc animará as noites com apresentação do Projeto Palco Sesc, no Palco das Artes, com atrações da música popular brasileira. Já no dia 25, a partir das 18h, a feira vai mergulhar no cenário português com a Noite de Portugal. A celebração vai contar com apresentação de danças folclóricas portuguesas do Rancho Folclórico Maria da Fonte Casa do Minho RJ, e a Noite do FADO, com o show a Força Infinita do Fado, da ilustre cantora Maria Alcina. 

Na área gastronômica, o espaço vai apresentar diversos foodtrucks com sabores de diferentes países, proporcionando uma verdadeira experiência para o público presente no local.


Serviço:

FeiraRioArtes2024 

Data: 24 a 28 de abril de2024

Horário: das 10h às 20h

Local: Centro de Convenções Expomag (Rua Beatriz Larragoitti Lucas – Cidade Nova, Centro)

Ingresso e mais informações: R$14,00(meiaentrada)R$28,00(inteira)https://rioartesmanuais.com.br

Pontos de venda: Lojas Caçula em Caxias, Centro (Buenos Aires), Copacabana, Madureira, Resende, São Cristovão e Barra da Tijuca