Unidades do Senac RJ e do Sesc RJ terão máquinas ‘Retorna Machine’ a partir de março

0
370

A expansão dos projetos Ambipar Triciclo no estado do Rio de Janeiro ganhou um novo reforço com a instalação, a partir de março, de máquinas ’Retorna Machine’ nas unidades do Senac RJ e do Sesc RJ, por meio de um contrato firmado com o Instituto Fecomércio de Sustentabilidade (IFeS). As máquinas estarão instaladas em áreas de livre acesso a fim de ampliar a coleta de embalagens recicláveis junto ao público fluminense. Serão recolhidos seis tipos de embalagens pós-consumo: alumínio, aço, plástico PET, embalagens longa vida, vidro e plásticos em geral, superando um antigo desafio: o de reunir em um único equipamento uma gama maior de embalagens a serem coletadas. 

A instalação das máquinas está em fase final e possibilitará que não apenas alunos e frequentadores do Senac RJ e do Sesc RJ, mas também o público que reside no entorno possa usufruir desses ecopontos para adotar uma rotina mais sustentável e ecologicamente consciente. 

Felipe Lagrotta Nassar Cury, CEO da Ambipar Triciclo, acredita que a iniciativa entre as empresas cria um forte poder de engajamento e um senso de urgência quanto às questões relacionadas à preservação do meio ambiente. 

“Como empresa, temos um papel fundamental perante a sociedade quando falamos sobre a preservação ambiental. Precisamos preservar hoje e, nesse contexto, a educação ambiental é essencial, principalmente para as gerações que determinarão o futuro da nossa sobrevivência”, comenta o executivo. 

“O IFeS foi criado pela Fecomércio RJ para impulsionar as ações de sustentabilidade para o setor do comércio de bens, serviços e turismo do estado. A parceria com a Ambipar Triciclo contribuirá com a nossa missão de reduzir o desperdício e fortalecer a prática da reciclagem de resíduos”, diz Vinicius Crespo, diretor executivo do IFeS.

 

Como funciona a ‘Retorna Machine’

As máquinas ‘Retorna Machine’ recolhem embalagens pós-consumo de plástico, vidro, alumínio, aço e longa vida. Por meio do código de barras, elas fazem a leitura do material depositado e, em seguida, calculam a pontuação de cada um deles.  Esses pontos são chamados de ‘Tricoins’ e se tornam disponíveis para quem criar uma conta no site ou aplicativo Triciclo. A reciclagem das embalagens gera créditos para recarga de celular, produtos na Livraria Saraiva ou resgate em dinheiro por meio de conta aberta no Pagbank e no Mercado Pago. Além dessas vantagens, a parceria da  Ambipar Triciclo com a Fecomércio RJ promete, em breve, disponibilizar a troca de Tricoins por descontos nos cursos Senac RJ.

Confira  a relação completa de máquinas instaladas por região:

Região Metropolitana

Senac Bonsucesso
Senac Botafogo
Senac Campo Grande
Senac Copacabana
Senac Irajá
Senac Politécnico do Senac RJ (Riachuelo)
Senac Madureira
Senac Santa Luzia
Senac Marechal
Senac Ramos
Senac Barra da Tijuca
Senac Palácio
Senac TJRJ
Senac Nova Iguaçu
Senac Niterói
Sesc Madureira
Sesc Niterói
Sesc Nova Iguaçu
Sesc Ramos
·      Sesc Restaurante BarraShopping

·      Sesc Restaurante NorteShopping

Sesc São Gonçalo
Sesc São João de Meriti
·      Sesc Santa Luzia

·      Sesc Sede Flamengo

Sesc Tijuca
Sesc Caxias
Sesc Copacabana

Região Serrana

Senac Petrópolis
Senac Teresópolis
Senac Nova Friburgo
Sesc Alpina
Sesc Nogueira
Sesc Nova Friburgo
Sesc Teresópolis

Região Médio Paraíba

Senac Resende
Sesc Barra Mansa
·    Sesc Três Rios

 

Região dos Lagos

Sesc Cabo Frio

Região Norte

Senac Campos dos Goytacazes
Sesc Campos dos Goytacazes
Sesc Grussaí

 Região Noroeste

Senac Itaperuna

Sobre a Ambipar Triciclo

A Ambipar Triciclo atua no mercado desde 2016 com a missão de criar e operar soluções para o desenvolvimento sustentável através da monetização do sistema de logística reversa, fidelização de clientes, e um avançado sistema de marketing. Teve seu controle societário adquirido pelo Grupo Ambipar em 2021 e é a operadora dos projetos ‘Retorna Machine’, ‘Recicla Pharma’ e ‘Deixaki’, todos vinculados ao Programa de Fidelidade Triciclo. Nesse programa, as embalagens coletadas valem Tricoins, que podem ser trocados por benefícios, como desconto em livraria, crédito em telefonia, crédito em conta digital, e muito mais. Todo o material coletado é tratado pela própria Ambipar Triciclo para envio às cooperativas e empresas recicladoras. Em seis anos de operação já coletou mais de 25 milhões de embalagens pós-consumo, gerando fonte de renda, matéria-prima e trabalho.

 

Sobre a Ambipar

Com escritório administrativo em São Paulo e matriz em Nova Odessa – SP, a Ambipar é uma multinacional brasileira, com presença em 39 países ao todo. Formada pela Ambipar Environment e Ambipar Response, segmentos de referência no mercado de gestão ambiental, tem em seu DNA o comprometimento com as questões sustentáveis, trabalhando os Pilares ESG dentro de seus negócios e apoiando seus clientes.

 

Sobre o IFeS

Fundado em 2021, um dos principais objetivos do Instituto Fecomércio de Sustentabilidade (IFeS) é o de estabelecer uma alternativa segura na implantação de programas que atuam no desenvolvimento do empreendedorismo social e ambiental, como meio para promover o crescimento humano, empresarial e das instituições, otimizando, assim, as práticas sustentáveis presentes na relação entre empresários e consumidores do comércio de bens, serviços e turismo fluminense.  A fundação do IFeS estabelece o entendimento de que a sustentabilidade caminha na mesma direção e em paralelo ao desenvolvimento econômico, garantindo a manutenção do negócio alinhado às leis vigentes, e às expectativas do consumidor, cada vez mais exigente com os comportamentos éticos e ambientalmente sustentáveis das empresas. 

 

Sobre a Fecomércio RJ

Reúne 59 sindicatos patronais, líderes empresariais, especialistas e consultores com o objetivo de fomentar o desenvolvimento dos negócios no setor do comércio de bens, serviços e turismo no estado do Rio de Janeiro. Desenvolve soluções, pesquisas e disponibiliza conteúdo sobre questões que impactam a vida do empreendedor e colaboram nas decisões dos gestores públicos. Representa mais de 330 mil estabelecimentos, que respondem por 2/3 da atividade econômica do estado e 68% dos estabelecimentos, gerando mais de 1,6 milhão de empregos formais, que equivalem a 60% dos postos de trabalho no estado. Através do Serviço Social do Comércio (Sesc RJ) atua em assistência social, cultura, educação, lazer e saúde aos comerciários e população carente, enquanto o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac RJ) promove educação profissional voltada para o setor.