Rio de Janeiro abre 20ª edição da Semana do Pescado no Santuário Cristo Redentor,  com presença do Ministro da Pesca e Aquicultura

0
201

Considerada como “segunda quaresma” pelo setor do varejo, campanha da Semana do Pescado (de 1º a 15 de setembro) visa estimular o consumo de peixe, frutos do mar e derivados em todo Brasil, fortalecendo a pesca e aquicultura; atividades que envolvem milhares de pessoas, além de movimentar a economia em todo território brasileiro. Faz parte das metas da campanha a integração de toda cadeia produtiva (pescadores, aquicultores, distribuidores, peixarias, supermercados, bares, restaurantes, importadores e o consumidor final). 

No Rio de Janeiro, o lançamento acontece, na quinta-feira (31/08), às 20h, no Santuário Arquidiocesano Cristo Redentor, no alto do Morro do Corcovado. Aos pés do Cristo Redentor, o Reitor do Santuário, Padre Omar, abençoará peixes levados por pescadores. Na ocasião, o monumento ao Cristo Redentor será iluminado em azul e branco, simbolizando rios e mares. Estarão presentes na abertura da campanha o Ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula, a coordenação nacional do evento, além de empresários e representantes da autoridade pública do Rio de Janeiro e de Niterói. 

A Semana do Pescado contribuirá para o combate à fome. No Brasil, mais de 21 milhões de brasileiros sofrem com desnutrição e risco alimentar, segundo relatório da ONU (Organização das Nações Unidas). Para minimizar a situação, no Estado do Rio de Janeiro, serão doadas quatro toneladas de peixes pelo Sindicato dos Armadores de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (SAPERJ), com apoio da empresa Frescato Company, responsável pelo beneficiamento e expedição do produto. A doação será destinada às instituições sociais atendidas pelo Setor Cristo Sustentável, do Santuário Cristo Redentor.

OUTRAS ATIVIDADES NO ESTADO RIO DE JANEIRO

Primeira edição do festival gastronômico Fish Week, Rio de Janeiro e Niterói, com preços promocionais nos restaurantes Toca da Traíra, Clássico Beach Club, Berbigão Grill e Bicho Papão.

Em Niterói, o Mercado de Peixe São Pedro aderiu à campanha com promoção especial de pescado. A programação da Semana do Pescado também conta com ação especial em alguns restaurantes da charmosa Praia das Pedrinhas, domingo (03 e 10/9). Atividades de incentivo contaram com apoio do SindRio, Bolsa de Gêneros Alimentícios do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Niterói, Secretaria de Agricultura e Pesca de São Gonçalo e Secretaria de Energia e Economia do Mar do Governo do Estado do Rio de Janeiro.

“Semana do Pescado é muito importante para todos que vivemos desses recursos. Ótima oportunidade para mostrar que com apoio podemos aquecer a economia, fomentando o mercado de trabalho”, declara José Ignácio, presidente da SAPERJ (Sindicato dos Armadores de Pesca do Estado do Rio de Janeiro).

Durante quinze dias, setores produtivos se unirão na ampliação da oferta de pescado. A Semana do Pescado promoverá cursos e ações de impulsionamento em indústrias, supermercados, restaurantes, feiras livres, pontos diversos do atacado e varejo, com eventos gastronômicos e afins para possibilitar maior acesso da população.

 

  

SERVIÇO:

Abertura da 20ª edição da Semana do Pescado 2023

Data: 31 de agosto de 2023 (quinta-feira)

Horário: A partir das 20h

Local: Santuário Arquidiocesano Cristo Redentor