RIOFESTIV.AL

0
1103

Em plena era digital e de inovações tecnológicas, com o consumo de entretenimento acontecendo cada vez mais pela internet, o RIOFESTIV.AL inaugura um novo pensar artístico. Com início marcado para o próximo dia 7/08, ao longo de 12 meses, mais de 60 brasileiros e estrangeiros apresentam obras inéditas, das artes cênicas ao audiovisual, da fotografia à música, das artes visuais à literatura na plataforma RIOFESTIV.AL. A curadoria é de Ailton Franco Jr. (Festival Curta Cinema); Batman Zavareze (Multiplicidade); Bia Junqueira, Cesar Augusto e Márcia Dias (TEMPO_FESTIVAL); Nayse López (Festival Panorama); Tânia Pires (FESTLIP) e Karen Acioly (curadora convidada), diretores de alguns dos mais importantes festivais internacionais do país.

O evento de lançamento do RIOFESTIV.AL, no dia 07/08, será a única vez que curadores, artistas e plateia se encontram fisicamente, no Centro Cultural Oi Futuro, no Flamengo, Zona Sul do Rio. Com entrada franca, das 20h às 23h, o evento apresentará performances que vão revelar a potência do diálogo entre o presencial e o virtual.

O projeto Avalanche ocupará a clausura do elevador do Oi Futuro como espaço expositivo, criando uma sensação de imersão, suspensão e a avalanche com reflexos infinitos de luzes e sons sobrepostos. Curtas Estórias reproduzirá em monitores de TV as obras dos diretores convidados. O processo criativo dos jovens artistas que serão revelados em FaceGenerations será exibido em uma instalação em formato de domo, com projeções em mapping e visão de 180 graus. Portal U_topia e Esther, o Extraterrestre serão lançados, simultaneamente, em uma instalação videográfica, misto de documentário-show-karaokê.

O espectador poderá acompanhar um aparente dia normal de Alessandra Colassanti, apresentadora do Portal U_topia. Dois tempos estarão presentes em cena: o vídeo pré-gravado e um convite à participação do público. Na instalação Sonoridade Poética, o público lerá poemas através de um teleprompter, enquanto atores de Portugal, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe e Moçambique, conectados via streaming diretamente de seus países, recitarão em conjunto a mesma poesia em seus sotaques distintos da língua portuguesa. Suas imagens serão projetadas de forma lúdica em tecidos transparentes.

SERVIÇO:

INSTALAÇÃO RIOFESTIV.AL

Dia 7 de agosto, das 20h às 23h

Oi Futuro Flamengo

Rua Dois de Dezembro, 63 – Flamengo, Zona Sul do Rio

Entrada franca