Secretaria Estadual de Cultura apoia Encontro de Cinema Negro Zózimo Bulbul

0
167

O Encontro de Cinema Negro Zózimo Bulbul – Brasil, África, Caribe e Outras Diásporas, que desde 2007 reúne na cidade Rio de Janeiro diretores, cineastas e amantes do cinema negro, terá edição virtual em 2020. Serão 10 dias, com 36 sessões cada, divididas entre curtas, médias e longas metragens, totalizando 130 filmes, além de cursos e webinars gratuitos. O evento será realizado a partir desta quarta-feira (21/10) e vai até o dia 30 de outubro. Toda a programação está disponível no site www.afrocariocadecinema.org.br, na plataforma INSSAEI e no Facebook do evento (https://www.facebook.com/CentroAfroCariocadeCinemaZozimoBulbul/). Os organizadores esperam receber 1.200 pessoas em cada sessão.

Com patrocínio da Enel, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio, a edição 2020 terá como um dos destaques a relação do cinema com suas trilhas sonoras. Também será realizada uma homenagem aos 60 anos da independência do Mali, com um bate-papo com o cineasta malinês Souleymane Cissé, de 80 anos, reconhecido pelo elogiado “Finyé e Baara”.

Para Janaína Oliveira, uma das curadoras do encontro, seu estilo e liberdade nas estratégias narrativas mostram a qualidade incontestável de seus filmes, que proporcionam uma oportunidade única de viajar na história e perceber as transformações na trajetória das cinematografias africanas.

Cursos e master class

Além das sessões com os filmes, o evento oferecerá cursos e master classes gratuitos, promovendo a troca de experiências entre os mais diversos olhares e perspectivas. As inscrições podem ser feitas antecipadamente nos canais de comunicação do festival.

Uma das novidades desta edição será a Gira de Projetos Zózimo Bulbul, destinada a roteiristas. A Gira consiste na seleção de três projetos de curta, longa e obra seriada, somando nove no total, para participarem de um pitching (apresentações curtas), que selecionará um de cada categoria para o recebimento de bolsas e mentorias.

História

Em 2020, Zózimo Bulbul (1937-2013) completaria 83 anos. Ele foi o fundador do encontro, que acontece desde 2007 e é realizado anualmente. O evento reúne profissionais do audiovisual em um espaço que se propõe a ser, além de um festival de cinema, um local para troca de informação e conhecimento, fundamentais para a formação de cineastas negros brasileiros, africanos, caribenhos e das Américas.

Serviço

Encontro de Cinema Negro Zózimo Bulbul – Brasil, África, Caribe e Outras Diásporas 2020
Data: Entre quarta-feira (21) e sexta-feira (30)
Eventos e Inscrições: www.afrocariocadecinema.org.br.
https://www.facebook.com/CentroAfroCariocadeCinemaZozimoBulbul/