Semana Fluminense do Patrimônio

0
603

A 9ª Edição da Semana Fluminense do Patrimônio (SFP), será realizada no período de 05 a 08 de novembro. A SFP é um evento anual, organizado por várias instituições científicas e culturais do Estado do Rio de Janeiro, com o intuito de promover e valorizar o patrimônio material e imaterial fluminense e de ampliar o conhecimento da população sobre esse patrimônio em suas mais diversas expressões.

A cada ano, um tema diferente é escolhido para orientar os debates.

Neste ano, a 9ª Semana Fluminense do Patrimônio traz o título “Patrimônio e sociedade: do local ao mundial”, para discutir as dimensões sociais do patrimônio cultural e estimular uma reflexão sobre o patrimônio como símbolo de construções identitárias em diferentes

escalas: da local à mundial. O bem cultural pode ser patrimonializado por um grupo ou comunidade que nele se reconhece e endossa e/ou reivindica seu reconhecimento, mas também pode ganhar relevância simbólica de tal amplitude que diga respeito a toda a humanidade.

Destinado a ampliar a troca de ideias e experiências com a população, o 9° Encontro do Patrimônio Fluminense (9° EPF) é o principal fórum de reflexão e discussão pública da Semana e acontece de maneira itinerante no território fluminense. O evento busca reunir acadêmicos, gestores dos organismos de proteção e preservação do patrimônio e atores sociais para ouvir, dialogar, debater e propor ações, medidas e manifestações sobre questões relativas à valorização e preservação do patrimônio cultural.

Este ano o Encontro acontecerá na Região Serrana, na cidade de Nova Friburgo e será realizado em conjunto com o 3º Seminário da Fundação João VI. Além de abordar o tema eleito para a 9ª Semana Fluminense do Patrimônio 2019 – “Patrimônio e sociedade: do local ao mundial” – o evento busca estabelecer um amplo debate sobre questões relacionadas ao patrimônio cultural da Região e seus temas de interesse.

A cerimônia de Abertura vai ocorrer nesta terça-feira (05/11), na cidade do Rio de Janeiro. e contará com a presença de Ernesto Ottone Ramirez, diretor geral de cultura da Unesco, que vai realizar uma conferência sobre o tema da edição deste ano.  A SFP vai promover também o 9° EPF, entre os dias 06 e 08 de novembro, a Mostra Cultural de Fotografia e Poesia “Olhares sobre o Patrimônio Fluminense”, e abrigará ainda eventos diversos, que tenham como foco a difusão e a preservação da memória e do patrimônio cultural fluminense, inscritos por adesão em seu site www.patrimoniofluminense.rj.gov.br.

Confira a programação da Abertura da 9ª Semana Fluminense do Patrimônio

  05 de novembro (terça-feira)

  RODA DE CONVERSA Cais do Valongo como Patrimônio Mundial – Desdobramentos e perspectivas para o território

Local: Auditório do CEDIM – Conselho Estadual dos Direitos da Mulher – Rua Camerino, 51 – Centro – Rio de Janeiro.

  13h – Apresentação do evento e dos vencedores da Mostra Olhares sobre o Patrimônio Fluminense 2019

13h40min às 16h – Roda de conversa Cais do Valongo como Patrimônio Mundial – Desdobramentos e perspectivas para o território

Resenha: Discutir o impacto do título de Patrimônio Mundial atribuído ao Cais do Valongo nas ações dos grupos tradicionais que atuam no território e as perspectivas esperadas para o futuro.

  Participantes:

Claudio de Paula Honorato (Historiador, doutorando em História pela UNIRIO, mestre em História Social Moderna pela UFF, é coordenador de pesquisa histórica do Instituto de Pesquisa e Memória Pretos Novos –

IPN)

Nilcemar Nogueira (Doutora em Psicologia Social pela UERJ. Mestra em Bens Culturais e Projetos Sociais pela FGV-RJ. Foi Secretária Municipal de Cultura do RJ (2017-2019) e Presidente do Instituto da História e da Cultura Afro-brasileira (IHCAB) em 2019) Hannah Cavalcanti (Desenvolvedora criativa de projetos e produtora cultural na Livre Essência, escritora e pesquisadora. Mestre e Doutoranda em Memória Social pela Unirio, pesquisadora e colaboradora do Instituto Pretos Novos) Fabíola Machado (especialista de rede de telecomunicações com MBA em serviços de Telecom na UFF, escritora, canta e produz a roda de samba Moça Prosa e é cantora do grupo Awurê.

Carlos Kroff (Presidente da Associação Cultural Afoxé Filhos de Gandhi)

Mediadora: Desirree dos Reis Santos (Historiadora e pós-graduada em Gestão Governamental e Avaliação de Políticas Sociais pela PUC-Rio.

Gerente Técnica do Museu do Samba)

CERIMÔNIA DE ABERTURA DA 9ª SEMANA FLUMINENSE DO PATRIMÔNIO*

Local: Auditório da CDURP – Rua Sacadura Cabral, 133 – Centro – Rio de Janeiro.

18h – Apresentação do evento

18h30min – Fala de abertura e boas vindas da instituição anfitriã do espaço

18h50min – Conferência de abertura:

Ernesto Ottone Ramirez (Assistant Director-General for Culture Sector,

UNESCO) – Creatividad y Patrimonio : construyendo políticas culturales inclusivas.

19h10min – Debate

19h30min – Apresentação do grupo Afoxé Filhos de Gandhi

*O evento está sujeito à lotação do espaço.

Publique suas fotos do evento no Instagram usando #9semanadopatrimonio.

Ainda estão abertas as inscrições para Eventos por adesão, que tenham como foco a difusão cultural e a valorização da memória e do patrimônio cultural fluminense. Os eventos devem acontecer integral ou parcialmente no período de 01 de outubro a 30 de novembro de 2019.

Mais informações:

http://www.patrimoniofluminense.rj.gov.br/?page_id=3839