Sesc Mesa Brasil arrecada 4 toneladas de alimentos em dois dias para as vítimas das chuvas na Baixada Fluminense

0
107

O Sesc Mesa Brasil – programa de combate à fome e ao desperdício do Sesc RJ – arrecadou, nesta segunda e terça-feira (15 e 16/1), mais de 4 toneladas em alimentos não perecíveis para as vítimas das chuvas na Baixada Fluminense e Zona Norte do Rio. Os mantimentos estão partindo para os pontos críticos da tragédia em caminhões do programa que saem do Sesc Madureira. 

Assim como nos últimos anos, nesta mesma época, o programa está mobilizado para responder às emergências daquelas pessoas que, além de perderem seus bens, neste momento estão com necessidades básicas desatendidas. Sindicatos varejistas ajudam na logística de recebimento e entrega. 

As doações estão sendo recebidas na sede do programa, no Sesc Madureira (Rua Ewbanck da Câmara 90); na sede do Sesc, Senac e Fecomércio RJ (Rua Marquês de Abrantes 99 – Flamengo); e também nas unidades de Duque de Caxias (Rua General Argolo, 47 – Centro) e Nova Iguaçu (Rua Dom Adriano Hipolito, 10 – Moquetá). A demanda emergencial é por doação de água mineral e alimentos não perecíveis, mas também são aceitos itens de higiene e limpeza. 

Os principais destinos são municípios da Baixada Fluminense, como Duque de Caxias, Nova Iguaçu, São João de Meriti e Nilópolis, além da Zona Norte do Rio. Ao todo, 12 pessoas morreram em razão de alagamentos e deslizamentos. Apesar do foco no combate regular à fome e ao desperdício de alimentos, o Sesc Mesa Brasil RJ amplia sua atuação, sempre nos meses de janeiro e fevereiro, por conta de catástrofes climáticas recorrentes nesta época do ano. 

No ano passado, por exemplo, o programa arrecadou e doou 1,6 tonelada de alimentos e 3 mil litros de água às vítimas das chuvas que atingiram São Gonçalo, no dia 13 de fevereiro. Em 2022, os esforços ficaram em torno das vítimas da enxurrada que castigou a cidade de Petrópolis, na Região Serrana do Rio, um dos maiores desastres naturais do país. Na ocasião, o programa Sesc Mesa Brasil – e toda a rede de solidariedade montada em torno da emergência – arrecadou e doou 210 toneladas de mantimentos para desabrigados e desalojados. 

Interessados em fazer doações para o programa podem entrar em contato com 0800-0222026 ou então pelo email [email protected].

 

PONTOS DE DOAÇÃO

Sesc Madureira (Rua Ewbanck da Câmara 90)

Sede de Sesc, Senac e Fecomércio RJ (Rua Marquês de Abrantes 99 – Flamengo)

Sesc Duque de Caxias (Rua General Argolo, 47 – Centro)

Sesc Nova Iguaçu (Rua Dom Adriano Hipolito, 10 – Moquetá)