Sesc RJ celebra Dia da Consciência Negra com diversas atrações virtuais

0
430

Com o objetivo de destacar a importância da cultura e do povo africano na formação da identidade brasileira, o Sesc RJ promove a partir de sexta-feira (20/11), o projeto “Imó – O despertar da Consciência”, que chega a sua 7ª edição este ano. Diversas atrações estão previstas para celebrar o Dia da Consciência Negra, que será transmitido ao vivo diretamente pelo Instagram ou YouTube das unidades do Sesc RJ da capital ou interior do Estado.

A programação prevê “Ciclo de Diálogos” sobre a reconstrução da identidade negra e o continente africano – Guiné Bissaú e São Tomé e Príncipe; lives sobre racismo ambiental, arte contemporânea e decolonialismo; bate-papos sobre como anda o mercado editorial para os escritores negros e o racismo, a representatividade da criança negra na literatura infantil e análise da obra da artista Rosana Paulino; além de sarau poético e apresentação de dança.

Em toda essa pluralidade de linguagens, o projeto “ÍMÓ – o despertar da consciência” reflete o pensamento institucional do Sesc sobre o tema Consciência Negra e joga luz às discussões que afligem parte significativa da sociedade, em especial no Estado do Rio de Janeiro, um dos estados que recebeu parte significativa de negros escravizados. Negros esses que ajudaram a moldar as cidades e suas economias e forjaram o caráter de nação que hoje tem na miscigenação seu principal valor.

Mais informações e a programação completa das atividades nas unidades podem ser obtidas no portal do Sesc RJ (www.sescrio.org.br) e nas redes sociais da instituição.