Sesc RJ promove a pré-estreia do filme “Diálogos com Ruth de Souza” em sessão gratuita e ao ar livre na Cinelândia

0
150

A mostra audiovisual do Festival de dança O Corpo Negro, realizado pelo Sesc RJ, promove, na próxima quarta-feira (08/05), a pré-estreia do filme “Diálogos com Ruth de Souza”. A exibição gratuita vai acontecer ao ar livre, na Cinelândia, em frente ao Theatro Municipal, no Centro do Rio, a partir das 19h. No mesmo dia, o público também poderá assistir ao documentário curta-metragem “Dionísio, um mestre”, lançado no festival.

Dirigido por Juliana Vicente, o filme “Diálogos com Ruth de Souza conta a história de uma das grandes damas da dramaturgia brasileira com imagens captadas nos últimos dez anos de vida da atriz. Em meio a reflexões e memórias, nasce o diálogo entre duas gerações de artistas negras, Ruth e Juliana.

O primeiro encontro entre as duas artistas aconteceu em 2009. “Tinha uma ideia pré-concebida dela como uma diva, mas quando cheguei, obviamente encontrei uma pessoa, e num momento bem específico da vida, já com algumas limitações impostas pela idade”, comenta a diretora. Foi uma jornada de dez anos até a morte da Ruth, em 2019, aos 98 anos.

Em meio a um vasto material de arquivo, o filme apresenta ainda um cruzamento com o universo mitológico africano através do encontro com as Yabás, orixás femininas, em uma interpretação ficcional e transcendental da vida de Ruth, interpretada pelas atrizes Dani Ornellas e Jhenyfer Lauren nas fases adulta e jovem, respectivamente.

No elenco, estão também a artista visual Rosana Paulino, a mãe de santo Iya Wanda De Omolu, a cantora, compositora e atriz Lívia Laso, a atriz Mirrice De Castro e a cantora Luísa Dionísio. Dani e Jhenyfer, aliás, fazem parte da história de Juliana há muitos anos. As duas estrelaram o primeiro curta-metragem da diretora, “Cores e Botas”. Além disso, Dani foi a responsável por apresentar Juliana a Ruth, em 2009. O filme chega aos cinemas no dia 9 de maio e também integra a programação deste ano do CineSesc.

Com uma vasta carreira de mais de 70 anos dedicada ao teatro, cinema e televisão, Ruth de Souza se destacou pelo seu pioneirismo e é considerada a primeira grande referência para artistas negros na dramaturgia. Foi a primeira brasileira a disputar um prêmio internacional de cinema – em 1954, ela concorreu ao prêmio de melhor atriz no Festival de Veneza por seu trabalho em “Sinhá Moça” -, e também foi primeira atriz negra a protagonizar uma telenovela na TV Globo, em “A Cabana do Pai Tomás” (1969).

Documentário “Dionísio, um mestre” também será exibido na Cinelândia

Também será exibido, no mesmo dia, o documentário curta-metragem “Dionísio, um mestre”, lançado no último dia 30 de abril, na abertura do Festival O Corpo Negro, no Sesc Tijuca. A obra, realizada pela coreógrafa, diretora de teatro e realizadora audiovisual Carmen Luz, celebra o legado do criador da Escola de Mestres-salas, Porta-bandeiras e Porta-estandartes, no Rio de Janeiro, que forma novos bailarinos e preserva os repertórios da dança e do carnaval há mais de 30 anos.

“O filme é uma oportunidade para que o público conheça o pensamento, a arte e a pedagogia de Mestre Manoel Dionísio e possa celebrar – como faz o filme – a sua existência, mas também, refletir sobre arte e resistência. É um filme que dá prosseguimento à minha pesquisa sobre o corpo negro criador e produtor de danças no Brasil. Tenho feito filmes sobre e com essa gente com G maiúsculo, num processo de escavação e proposição a fim de reescrever a história da dança, tão cheia de páginas em branco”, declarou Carmen Luz.

O festival de dança O Corpo Negro, um dos maiores do gênero no país, começou no último dia 28 de abril. O evento, realizado pelo Sesc RJ, chega a sua quarta edição com espetáculos criados e executados por artistas negros e negras, selecionados por um edital afirmativo. Até 31 de maio serão mais de 60 atrações gratuitas, em 9 municípios do estado, com espetáculos de dança, shows, mostra audiovisual, oficinas e debates. Confira a programação gratuita www.ocorponegro.com.br.

 

SERVIÇO
Pré-estreia do filme “Diálogos com Ruth de Souza”
Mostra audiovisual – Festival de dança O Corpo Negro
Data: 08/05/2024
Horário: 19h
Local: Cinelândia, Cento do Rio (em frente ao Theatro Municipal)
Gratuito. Em caso de chuva, a exibição será interrompida
Trailer: https://youtu.be/Az6XJUgcp6U