Sesc RJ realiza bate-papo com os vencedores do Prêmio Sesc de Literatura 2022

0
178

Os vencedores do Prêmio Sesc de Literatura 2022, Taiane Santi Martins e Pedro Augusto Baía, vão iniciar o circuito de bate-papos com leitores nas unidades do Sesc RJ. O encontro vai ser uma oportunidade para os escritores falarem sobre o processo criativo, os desafios da escrita e como foi participar do concurso e do prazer de ver suas obras nas livrarias. 

O primeiro bate-papo vai acontecer nesta quarta-feira (17/05), às 19h, no Centro Cultural Arte Sesc, no Flamengo, Zona Sul do Rio. Na quinta (18/05), às 16h, os escritores vão estar no Sesc Madureira, e na sexta (19/05), às 15h, no Sesc São Gonçalo. A entrada é franca. 

Natural de Vacaria (RS), Taiane Santi Martins, de 34 anos, venceu o concurso na categoria romance. Ela vai falar sobre sua obra “Mikaia”, em que narra a história de três gerações de mulheres que viveram e fugiram da guerra civil moçambicana. O livro joga com as diferentes maneiras de se lidar com um passado traumático. 

Já o paraense Pedro Augusto Baía, 35 anos, levou o prêmio na categoria contos com a obra “Corpos benzidos em metal pesado”. Nos textos, Pedro descreve um mosaico de geografias, povos, sentimentos e experiências que denunciam as violências, invasões e destruições no Norte do Brasil. 

No ano passado, o Prêmio Sesc de Literatura recebeu 1.632 inscrições, sendo 844 em conto e 788 em romance. Os trabalhos foram analisados por subcomissões julgadoras, compostas por escritores, especialistas em literatura, jornalistas e críticos literários. Os vencedores foram anunciados em maio e os livros vencedores lançados em novembro pela editora Record, parceira do Sesc desde a criação do prêmio.

 

Encerradas as inscrições para a edição deste ano 

A edição 2023 do Prêmio Sesc de Literatura encerrou as inscrições no dia 3 de fevereiro com 1.495 obras inscritas, das quais 770 na categoria romance e 725 na categoria conto. O edital foi anunciado durante a programação do Sesc na Festa Literária Internacional de Paraty, em novembro do ano passado. 

Os vencedores serão conhecidos em maio e terão suas obras publicadas e distribuídas comercialmente pela editora Record, com uma tiragem inicial mínima de 2.500 exemplares cada. A parceria possibilita a inserção dos livros na cadeia produtiva do mercado editorial.

 

20 anos de Prêmio Sesc de Literatura 

Criado pelo Sesc em 2003, o concurso identifica escritores inéditos, cujas obras possuam qualidade literária para edição e circulação nacional. A iniciativa cumpre um importante papel na área cultural, proporcionando uma renovação no panorama literário brasileiro. Este ano o prêmio completa 20 anos. Nesse período, foram mais de 18 mil obras inscritas e 35 novos autores revelados. Saiba mais em sesc.com.br/premiosesc.

 


Serviço

Bate-papo com vencedores do Prêmio Sesc de Literatura

17/05, às 19h – Arte Sesc (Rua Marquês de Abrantes, 99, Flamengo)

18/05, às 16h – Sesc Madureira (Rua Ewbank da Câmara, 90)

19/05, às 15h – Sesc São Gonçalo (Av. Presidente Kennedy, 755, Estrela do Norte)

Entrada  franca