Sesc RJ realizará mamografias e Papanicolau em 10 pontos do estado; atendimentos iniciam em Ramos

0
292

O Sesc RJ está instalando mamógrafos digitais em 10 pontos do estado para atender a demanda por exames que detectam o câncer de mama – um dos que mais matam, ainda que as chances de cura se aproximem de 100% quando detectado no início. Nos mesmos locais também será possível realizar o preventivo do câncer de colo de útero (Papanicolau), cujos novos casos chegaram a mais de 50 mil neste último triênio no Brasil, segundo estimativa do Instituto Nacional do Câncer (Inca).

O serviço, que será ofertado a valores simbólicos (entre R$ 10 e R$ 50), começa a ser prestado no dia 20 de dezembro, no Sesc Ramos, e depois será estendido paulatinamente às outras unidades. Os agendamentos devem ser feitos por telefone: (21) 2290-2646. Eles são abertos a pacientes com pedido médico das redes pública ou privada de saúde.

Na capital, além de Ramos, os exames serão disponibilizados no Sesc Madureira e no Centro de Distribuição do Supermercado Guanabara, em Paciência. Na Região Metropolitana e no interior, o serviço poderá ser encontrado nas unidades Sesc em Nova Iguaçu, São João de Meriti, Duque de Caxias, Niterói, Barra Mansa e Campos.

A previsão é que sejam realizados 60 exames por hora, totalizando 480 por dia e quase 10 mil por mês, podendo chegar a 120 mil exames ao ano. A mamografia é indicada a mulheres entre 50 e 69 anos. Já o Papanicolau é recomendado para a faixa dos 25 a 59 anos. A intenção do Sesc é contribuir para reduzir a fila de espera por exames e laudos no estado.

Os serviços serão oferecidos no Espaço Sesc+ Saúde das unidades. Trata-se de um ambiente multidisciplinar voltado à promoção da saúde em seu caráter preventivo, envolvendo atendimentos em psicologia, nutrição, odontologia e enfermagem.

Os exames em unidades fixas se somam ao trabalho da Unidade Móvel Sesc Saúde Mulher nos esforços da instituição em prevenir e combater os cânceres de mama e de colo de útero. Por meio do projeto itinerante, o Sesc RJ consegue chegar a áreas com escassez desses serviços. Agora com o projeto fixo, a instituição aumenta a capilaridade do atendimento.

SERVIÇO
Espaço Sesc+ Saúde – Mamografia e Papanicolau
Sesc Ramos: R. Teixeira Franco, 38 – Rio de Janeiro
Agendamentos e atendimento: A partir do dia 20/12/2022 – mediante pedido médico
Telefone: (21) 2290-2646
Mais informações: www.sescrio.org.br