TMRJ contado pela História é o destaque do Theatro Municipal Palco Livre

0
839

Quem conhece a história consegue entender o tempo. E este é o ofício do historiador, um profissional que estuda, escreve e ensina as ações da humanidade através do tempo. Para comemorar o Dia do Historiador, o Theatro Municipal Palco Livre apresenta a live “TMRJ contado pela História” com a participação de Clara Paulino, Presidente da Fundação Teatro Municipal e Paula Scofano, educadora do TMRJ. As duas são historiadoras de formação e vão abordar temas como a construção do Theatro Municipal e seu desenvolvimento ao longo dos anos no contexto político e social do país com destaque para a importância da preservação do patrimônio e da memória, além do trabalho promovido pelo próprio TMRJ de conservação e divulgação do acervo e da trajetória do Theatro. A mediação ficará por conta do também historiador Gustavo Durán, Chefe de Imprensa do TMRJ. A transmissão ao vivo será na próxima quinta, dia 19 de agosto, às 19h, no Facebook https://www.facebook.com/theatro.municipal.3

Sobre Clara Paulino

Formada pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, possui experiência na área de Patrimônio Cultural e Museus, exerceu entre 2008 – 2012 a função de Assessora de Patrimônio Cultural e Projetos da Fundação Municipal de Cultura e Lazer de Quissamã, desenvolvendo trabalhos voltados para inventariação e preservação do patrimônio móvel e integrado, material e imaterial existente no Município, realizando desde pesquisa e elaboração de projetos de conservação de bens móveis, salvaguarda e restauro arquitetônico, até a fiscalização de obras de arquitetura, adequação de espaços, para seu museu como equipamento cultural. Neste mesmo período acumulou a função de Diretora do Centro Cultural Sobradinho, realizando a programação anual deste espaço público. Após, atuou entre os anos de 2013 e 2016, como Chefe de Divisão/Gabinete da Superintendência do IPHAN no Rio de Janeiro, lidando diretamente com as questões administrativas e de supervisão de projetos ligados à preservação de acervos, da memória, do patrimônio material, com ênfase no ferroviário, a educação patrimonial e a ações de difusão e fomento. Foi Superintendente de Museus da Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro, entre os anos de 2017 e 2018, sendo responsável pela formulação e desenvolvimento de políticas públicas ligadas às ações de gestão e fomento de Museus, acompanhando a formulação de regimentos e metodologias de avaliação e monitoramento das atividades desenvolvidas. No início de 2019, assumiu a presidência da Fundação Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro, cargo que ocupou até janeiro de 2021, quando foi convidada para assumir a presidência da Fundação Teatro Municipal do Rio de Janeiro.

Sobre Paula Scofano

Graduanda em História no Instituto de História da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IH/UFRJ), cursando bacharelado e licenciatura, Paula Scofano de Almeida é Educadora do Setor Educativo do Theatro Municipal do Rio de Janeiro desde 2019. Como bolsista de Iniciação Científica/PROEP pela Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ), fez parte do projeto “Mapeamento da assistência à saúde no interior do Rio de Janeiro, século XIX”, com orientação de Tânia Salgado Pimenta (2018-2019). Assistente de Pesquisa do Professor Doutor Renato Lemos (UFRJ) em História da Política Fluminense no Início do século XX.

Sobre Gustavo Durán

Formado em História com licenciatura e bacharelado pela UFRJ. Professor e pesquisador, é especializado em Comunicação Cultural, tendo participado do Edital Hipermuseus 2019 e com atuação na área cultural nos últimos 25 anos. Fez parte de coletivos, atuando na produção, comunicação, músico e DJ. Em paralelo, lecionou em diversas escolas do Rio, exercendo também o papel de coordenador pedagógico. Esteve à frente da Comunicação do Museu da Imagem e do Som, com pesquisa, redação e produção de textos, além de desenvolvimento de conteúdo digital e gestão de redes sociais, entre 2019 e 2021. Em fevereiro deste ano, assumiu a chefia da Comunicação do Theatro Municipal do Rio de Janeiro.

Serviço:

Theatro Municipal Palco Livre apresenta “TMRJ contado pela História” com Clara Paulino, Paula Scofano e Gustavo Durán

Data: 19 de agosto – quinta-feira

Live às 19h

Canal do YouTube

https://www.youtube.com/c/theatromunicipaldoriodejaneiro

Facebook

https://www.facebook.com/theatro.municipal.3

Classificação: Livre

Apoio: Livraria da Travessa, Rádio MEC, Rádio SulAmérica Paradiso, Rádio Roquette Pinto – 94.1 FM

Lei de Incentivo à Cultura

Realização Institucional: Fundação Teatro Municipal, Associação dos Amigos do Teatro Municipal

Realização: Secretaria Especial da Cultura e Governo Federal.

Patrocínio Ouro Instituto Cultural Vale e Petrobras