Casa Museu Eva Klabin – Programação de abril

0
420

Confira a programação da Casa Museu Eva Klabin no mês de abril. A Casa fica na  Av. Epitácio Pessoa, 2480 – Lagoa. 

 

MÚSICA NO MUSEU TRIO NEUKOMM – SÁBADO (01/04) – 17H

No sábado, dia 1º de abril, às 17h, o Trio Neukomm, formado por Harold Emert (oboé), Aleida Schweitzer (piano) e Eduardo Camenietzki (violão) se apresenta no auditório da Casa Museu Eva Klabin com obras de Sigismund Neukomm, W. A. Mozart, Mauro Giuliani entre outros. Esse é mais um concerto realizado em parceria com o Música no Museu, a maior série de música clássica do Brasil. Evento gratuito com distribuição de ingressos na bilheteria do museu às 16h. O público do concerto poderá participar de uma visita mediada à Casa Museu neste mesmo horário.

 

KINA – NOVOS SONS, NOVAS VISÕES – QUINTA-FEIRA (13.04) -19H

O projeto KINA, que ocupa a fachada da Casa Museu Eva Klabin com projeções de videoarte, traz no dia 13.04, quinta-feira, o DJ Gustavo Keno, com um set especial das 19h às 21h nos jardins da casa. Gustavo Keno é historiador de formação. Sua trilha musical transita bem entre as décadas de 80 e 90, percorrendo composições vivas em temas sociais e religiosos do universo afro-brasileiro e da Diáspora Africana. O evento inicia às 18h e é gratuito.

 

As projeções de videoarte podem ser vistas até o dia 23.04 na fachada do museu, diariamente, das 19h às 24h, e com áudio no auditório, de quarta a domingo, das 14h às 18h. A entrada é gratuita. Retirar o ingresso diretamente em nossa bilheteria.

 

CONCERTINHOS DE EVA: O VIOLÃO BRASILEIRO E SUAS VERTENTES – DOMINGO (16.04) – 16H

A série Concertinhos de Eva inicia sua temporada de 2023 com o recital de um dos grupos de câmara mais promissores da cena musical carioca, o Duo Maia, composto pelos experientes violonistas e irmãos gêmeos: Raphael e Thadeu Maia. Serão ao todo 6 programas diferentes, de abril a outubro, cuja ideia é trazer informações de maneira lúdica para o público infanto-juvenil sobre instrumentos, artistas, compositores e peças musicais. O evento é gratuito, e os ingressos serão distribuídos na bilheteria do museu às 15h. 


Musical Cabaret das Polacas

Dia 15/04 às 17h, presencial e pelo youtube

A Casa Museu Ema Klabin recebe o musical Cabaret das Polacas, fruto de intensa pesquisa de repertório realizada por Nicole Borger. Através de canções, o musical Cabaret das Polacas apresenta a história de judias vítimas do tráfico de mulheres para prostituição pela organização criminosa, Zwi Migdal, que atuou no Leste Europeu desde o fim do século XIX.

O Brasil esquecido no olhar de grandes escritores: Maxacalis, Guaranis, Tupis, Tupinambás

 

Dias 19/04, 26/04 e 03/05 às 19h

O objetivo deste curso é explicitar como o indígena cativa o imaginário dos brasileiros com sua cosmovisão tanto nas artes visuais quanto na literatura. A temática indígena percorre boa parte da produção literária brasileira, desde a carta de Pero Vaz de Caminha, primeiro texto a eleger o Brasil como personagem principal, passando por importantes relatos de viajantes sobre o seu encontro com os indígenas, pelos autores românticos, modernos e pós-modernos, até chegar aos contemporâneos.