Cederj Cantagalo abre inscrições do I Simpósio Eletrônico de Educação e História

0
767

Além das aulas, os eventos, que antes eram realizados presencialmente, agora acontecem no ambiente virtual. E foi assim que a equipe do Polo Cederj Cantagalo, localizado na Região Serrana, organizou o I Simpósio Eletrônico de História e Educação, que vai ocorrer entre os dias 12 e 18 de setembro. As inscrições são gratuitas e já estão abertas para palestrantes e ouvintes. Todas as informações se encontram no blog do evento: https://simpocantagalo2020.blogspot.com/.

– Desenvolvi um trabalho que aborda a formação do professor pesquisador nos cursos da UERJ/Cederj. O meu recorte foi na Licenciatura em Geografia, que é a minha formação e área de trabalho, mas o resultado pode ser aplicado em qualquer campo: a importância da pesquisa na construção de um profissional. Atividades como essa que o Polo Cederj Cantagalo idealizou, mesmo que em formato virtual por conta da pandemia, é uma estratégia interessante para isso. É a oportunidade que professores, alunos e demais interessados têm de trocar experiências e de, efetivamente, se tornarem produtores de conhecimento. Vamos cada vez mais incentivar esse tipo de iniciativa – comentou o vice-presidente de Educação Superior a Distância da Fundação Cecierj, professor Gláucio José Marafon.

Os textos selecionados serão publicados em formato de livro eletrônico. A partir do primeiro dia do evento, os participantes podem formular questões ou opiniões, com base na leitura dos textos dos palestrantes/comunicadores, que terão temáticas relacionadas à História e/ou à Educação com foco em ensino e pesquisa.

O simpósio eletrônico permite uma interação estendida e ampla, já que as perguntas podem ser feitas até o penúltimo dia do evento. Os interessados em participar como comunicadores devem se inscrever até o dia 21 de agosto pelo e-mail [email protected]. Os textos selecionados serão publicados em formato de livro eletrônico.

– Desde que foi implementado no Polo Cantagalo, o curso de História oferece atividades para os alunos como horas complementares. Nesse momento de pandemia, as equipes da articulação acadêmica e da coordenação do curso pensaram de que forma essa prática, que acontece todos os semestres, poderia acontecer. Um de nossos mediadores, o Luis Filipe de Assumpção, trouxe essa experiência do simpósio e juntos desenhamos essa iniciativa para a comunidade acadêmica do polo. Precisamos apoiar os nossos alunos, que estão em casa, e dar a eles a chance de manter os estudos – explicou Geane Quindeler Siqueira, diretora do polo Cederj Cantagalo.

O evento é aberto ao público acadêmico, sem restrições institucionais. Podem participar, tanto como leitores quanto como comunicadores, discentes e docentes. O objetivo do simpósio é construir uma rede acerca das questões nos campos do ensino e da pesquisa na História, Educação e diálogos interdisciplinares.