Artista plástica e fotógrafa Fernanda Naman apresenta sua primeira individual no Rio, na Sergio Gonçalves Galeria

0
397

Entre os dias 13 de setembro e 7 de outubro, o público carioca poderá conferir e conhecer de perto uma amostra da extensa obra da artista plástica e fotógrafa Fernanda Naman. A Sergio Gonçalves Galeria, na Barra da Tijuca, receberá a primeira individual da artista paulista, reunindo 21 trabalhos inspirados a partir do seu olhar único e atento da realidade, criando um universo sempre em busca de imagens que deem conta de humanizar as relações com o entorno, do micro ao macro. Suas séries fotográficas são conhecidas por transitar entre um olhar para a arquitetura e todas as possibilidades de observar o espaço e o seu entorno, bem como por valorizar coisas do cotidiano, que poucas, ou raras vezes encontram um lugar de destaque na temática das artes. No vernissage, dia 12 de setembro, Fernanda Naman fará a tarde de autógrafos do lançamento do seu livro “SO FAR – collector’s edition”, uma antologia de todos os seus trabalhos. 

Na individual, fotografias da sua série Floating de 2020, na qual retrata, em detalhes, as diversas bolhas que ocupam o espaço da imagem, causando variações de cor e luz e explorando a visão de como cada bolha simboliza um indivíduo, ou uma família, dentro de um infinito maior. Começando pelo fundo preto e uma marcação de contrastes mais escuros, as fotografias vão ganhando um tom mais claro e colorido, que pode ser compreendido metaforicamente nesse mergulho interno que, em um primeiro momento pode parecer assustador, mas que depois se revela em novas possibilidades de existência. 

Já em Four Elements, de 2018, são as fotos com folhas de ouro que invocam um olhar multidisciplinar da artista, misturando elementos da fotografia com suportes plásticos, nos apresentando as possibilidades de experimentação possíveis para criar seus trabalhos. Na série Fênix, a artista retoma seu interesse pelo fogo enquanto elemento de transformação, explorando suas possibilidades de reação e expansão. Ao fotografar o resultado da ação do fogo no papel, Fernanda nos coloca diante da perspectiva da ausência de controle, uma vez que, apesar do gesto da artista, é o próprio fogo que irá determinar o resultado final dos desenhos no papel. A partir do registro dessas imagens a artista cria composições que transformam as ações do fogo em um jogo de linhas e sobreposições, mostrando-nos que, apesar de não controlarmos as ações da natureza, é possível um novo olhar sobre elas. 

Na série “Hopes and Dreams”, que será mostrada pela primeira vez no Rio de Janeiro, a artista retoma elementos importantes de sua pesquisa, como o olhar para o figurativo e o abstrato, para as cenas micro do cotidiano, cruzando todos esses elementos com um retorno ao passado e ao pensamento manual que sempre permeou seus interesses, desde as sessões de bordado, tricô e crochê com a avó e até mesmo o começo da carreira na pintura.

 

Sobre Fernanda Naman

A artista plástica e fotógrafa teve seu primeiro contato com a arte ainda na infância enquanto passava as férias no ateliê de sua avó em meio a pinturas e esculturas diversas.  Em 1984 cursou Pintura na Escola Panamericana de Arte. A partir de 1988 concilia estudos de História da Arte com visitas a museus e galerias em viagens pela Europa. Em 1993 estudou História da Arte e Pintura na escola Lorenzo De’Medici em Florença.

Formou-se em 1999 no curso de Arquitetura e Urbanismo da Faculdade de Belas Artes de São Paulo. No mesmo ano, cursou Artes Plásticas no Museu Brasileiro da Escultura (MUBE) com Marco Giannotti. Desde então, passou a realizar cursos e experiências relacionadas à arte, colocando em prática sua paixão de infância. Neste período se especializou em história da arte, pintura e escultura, em cursos ministrados por críticos de arte e artistas renomados. Nesta época a artista passou a pintar telas em acrílico.

Em 2008 iniciou carreira na fotografia e em 2017 e 2018 realizou exposições individuais a convite da Galeria Gabriel Wickbold e do Shopping Iguatemi em São Paulo. Em 2018 e 2019 participou da SP-Arte e SP-Foto, renomadas feiras de arte brasileiras. Em 2019 inicia uma parceria com a Sergio Gonçalves Galeria. Hoje, as obras da artista já foram expostas na Itália, Estados Unidos e estados brasileiros como São Paulo, Goiás, Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina e Minas Gerais.

 

Sergio Gonçalves Galeria 

Inaugurada em 2012 num charmoso sobrado centenário no Centro do Rio de Janeiro, realizando o sonho de seu proprietário de ter uma galeria no Corredor Cultural do Rio de Janeiro. Já em 2015, a Sergio Gonçalves Galeria abre sua primeira filial, na Barra da Tijuca, onde o marchand Sergio Gonçalves havia inaugurado a primeira Galeria de Arte Contemporânea da Barra, em 1996, numa época em que o bairro ainda não estava considerado pronto para uma galeria contemporânea. Mas foi no mesmo Casashopping que o galerista expôs pela primeira vez na Barra, artistas do porte de Ângelo de Aquino, Emanoel Araújo, Wesley Duke Lee, Ascânio MMM, Carlos Vergara, Aguilar, Siron Franco, entre outros.

Em 2017 foi a vez de expandir os horizontes para São Paulo, se instalando primeiro num escritório para depois propor uma nova experiência aos visitantes da Casa Galeria aberta no Jardim Paulista. Num espaço de 600 metro quadrados, sempre com agendamento antecipado, Sergio Gonçalves convida para uma imersão diferente no mundo das artes, regado à almoços e jantares informais, com a presença de artistas, propiciando uma interação e um conhecimento diferenciado com as obras expostas. 

Hoje a Galeria é responsável pela curadoria das Mostras Artefacto em 5 estados, além da participação em feiras internacionais de arte no Brasil e no exterior, representando vários artistas e com a proposta ousada de sempre estar em busca da obra perfeita para seus clientes e colecionadores.

 

 

Serviço: 

Exposição de fotografias e lançamento do livro SO FAR – collector’s edition na Sergio Gonçalves Galeria do Rio de Janeiro 

Abertura, dia 12 de setembro, terça-feira, das 14 às 19h, com a presença da artista autografando livros. 

Exposição de 13 de setembro a 07 de outubro de 2022.

Sergio Gonçalves Galeria

Av. Ayrton Senna, 2150 bl D salas 205/218 e 219

Casashopping – Barra da Tijuca – RJ

Cel/WhatsApp: (21) 97041-5836

 

De segunda a sábado, das 11 às 19h, exceto domingos e feriados.

Entrada gratuita

Classificação livre