2ª edição do Portfólio de Investimentos – Oportunidades no Brasil em Óleo, Gás Natural, Biocombustíveis e Renováveis é lançada na OTC Houston 2023 

0
196

A segunda edição da publicação “Portfolio of Investment – Opportunities in Brazil” foi lançada na Offshore Technology Conference – OTC 2023, em Houston, EUA, na terça-feira (2/5). Organizado pela APEX-Brasil, o documento teve o apoio da EPE, ONIP, Firjan SENAI SESI, FINDES e Sistema FIEB.  Com 224 páginas, o portfólio tem como objetivo apresentar informações sobre a dinâmica do mercado de óleo e gás no Brasil, assim como um detalhamento de projetos potenciais para desenvolvimento em território nacional. 

Nesta edição, o Portfólio de Investimentos – Oportunidades no Brasil em Óleo, Gás Natural, Biocombustíveis e Renováveis está em linha com o reposicionamento das empresas de petróleo e gás e a inevitável necessidade de integração energética para atendimento às demandas de descarbonização. Assim, a publicação inclui projetos relacionados aos biocombustíveis e energias renováveis. 

“O olhar para óleo e gás precisa estar integrado as energias renováveis e vice-versa. E o Brasil tem oportunidades em toda a sua extensão para os mais diferenciados tipos de projetos e apetites das empresas” destacou Karine Fragoso, gerente de Petróleo, Gás e Naval da Firjan e diretora da ONIP. 

A Firjan SENAI SESI apoiou a ApexBrasil com um amplo mapeamento de projetos alocados dentro da porção terrestre e em águas territoriais fluminenses. Após um refinamento de informações, houve a seleção daqueles projetos com menor grau de incerteza e maior potencial de concretização, para divulgação no documento.

 

Delegação Brasileira é a mais expressiva da OTC 

O Brasil se mantém como epicentro da feira no segundo dia da OTC Houston 2023. O movimento no Pavilhão Brasileiro seguiu em posição de liderança na exposição, com a maior delegação da feira, atingindo aproximadamente mil representantes de governos federal e estadual, empresas públicas e privada, e entidades do setor produtivo do mercado de óleo e gás. 

A Firjan e a ONIP, em conjunto com a secretaria de Energia e Economia do Mar do estado do Rio de Janeiro, se reuniram com representantes da APEX Brasil. A pauta da reunião foi focada em como as instituições podem trabalhar conjuntamente para desenvolver novas ações estratégicas para o Brasil e fortalecer as iniciativas já existentes.