Artigo – Enem: Dicas para ir bem na prova *Leonardo Chucrute 

0
162

Como nos últimos anos, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será aplicado em dois domingos, 5 e 12 de novembro. O Enem é constituído de quatro provas objetivas, com 45 questões de múltipla escolha e uma redação em língua portuguesa. A prova é a principal porta de entrada para o ensino superior. Logo, se preparar bem é fundamental. 

A primeira dica para conseguir conquistar uma excelente nota é ter planejamento. O planejamento garante que você dedique tempo a cada matéria e defina metas realistas e alcançáveis. É extremamente importante planejar a sua rotina. Assim, você consegue aumentar o seu foco e aproveitar melhor o tempo. 

Estabeleça um bom local de estudos. Ter um ambiente tranquilo e silencioso ajuda a se concentrar. Além disso, organize horários específicos para cada disciplina. Intercale o estudo de humanas e exatas. Estude de duas a três matérias diariamente. Não deixe de lado matérias que não gosta ou que tem dificuldade. 

O fichamento é outra técnica. Fichamento consiste em fazer tópicos com palavras-chave do que você leu. Assim, é possível memorizar melhor e mais rápido. Utilize o fichamento para ajudar com os resumos de cada matéria. 

Faça também provas anteriores para aprender a administrar o tempo. Agindo assim, você pode anotar seus erros e acertos em cada questão. Com isso, identifique as matérias que precisa se dedicar mais, monitorando seu progresso nos estudos. 

Treine uma redação por semana. Além de ajudar a desenvolver a habilidade de escrita, ajuda a se familiarizar com os temas abordados na prova e entender a estrutura da redação para o exame.

Outro método é o flashcards. São cartões de papel em que a pessoa escreve a pergunta na frente e a resposta atrás. Além de ajudar a lembrar do conteúdo, é uma forma de estudar em grupo, pois parece com jogos de perguntas e respostas. Outra dica muito importante é descansar entre os estudos. Estabeleça pausas, faça atividades que goste e relaxe a mente. Quando voltar a estudar estará mais focado e bem-disposto. 

Lembre-se que uma boa noite de sono é fundamental para o bom desempenho. Estabeleça uma rotina de sono adequada e evite estudar até tarde. Assim, você ficará descansado e com a mente fresca. 

No dia do exame, o horário da abertura dos portões é ao meio-dia e o fechamento às 13hs. Evite o nervosismo. Situações assim podem causar estresse e ansiedade. Esses vilões podem prejudicar seu desempenho e dedicação para realizar uma boa prova. Atentem-se também à alimentação, pois ela influencia no bom rendimento. Coma alimentos saudáveis e que não sejam pesados, para não passar mal no dia do Enem. 

Na hora da prova, tente esquecer as dificuldades e medos. Foque no momento. Mentalize-se aprovado. Acredite em você e perceba que o exame é uma oportunidade para mudar o seu futuro. O pensamento positivo tem poder. Bom Enem.

 

*Leonardo Chucrute é professor de matemática, diretor – geral e CEO do Zerohum