Circuito gastronômico vai celebrar a carioquice no aniversário do Rio de Janeiro

0
709

Para comemorar os 457 anos da cidade, comemorados nesta terça-feira (01/03), a Prefeitura do Rio, por meio da Riotur, vai celebrar uma das mais fortes características do Rio: a gastronomia carioca. Bares e restaurantes foram convidados a desenvolver um prato, sobremesa ou petisco inspirado na cidade, que agora fazem parte do Circuito Delícias do Rio.

Os pratos estarão nos cardápios dos estabelecimentos do Circuito durante todo o mês de março, e a ideia é que se torne uma agenda anual da cidade, valorizando a gastronomia local.

São 200 locais, entre quiosques da orla, restaurantes de hotéis e bares e restaurantes dos 23 polos gastronômicos participantes da ação, como o de Santa Teresa, Baixo Gávea, Largo de Benfica ou da Região Portuária.

A iniciativa conta com a parceria da Coordenadoria Executiva de Diálogos Setoriais (CEDI-Segovi); da OrlaRio, concessionária dos quiosques da orla; da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), do Sindicato de Bares e Restaurantes do Rio de Janeiro (SindRio) e do Sindicato dos Meios de Hospedagem do Município do Rio (HotéisRio).

Os pratos agradam diferentes gostos e bolsos: o mais barato, por R$ 5, é a unidade do bolinho de bacalhau do bar Nova Esperança, no Centro, enquanto o mais caro é a paleta de cordeiro do rodízio da Churrascaria Palace, em Copacabana, por R$ 189.